Presas e presos políticos na Colômbia

As Montagens Judiciais ou Falsos Positivos Judiciais são mecanismos de perseguição e criminalização do protesto social na Colômbia. O que se conhece como “Caso Andino” é uma das tantas montagens que existem no país. Em 24 de junho de 2017, são capturadas 10 pessoas acusadas de pertencer a uma organização à margem da lei que segundo a Promotoria Geral da Nação cometeram um atentado dias antes no centro comercial Andino, situado ao norte da cidade de Bogotá.

É importante precisar que as 10 pessoas (4 mulheres e 6 homens) capturadas e posteriormente levadas à prisão são egressos e estudantes ativos da Universidade Nacional da Colômbia, Universidade Distrital Francisco José de Caldas e Universidade Pedagógica Nacional, instituições de educação superior destacadas por seu espírito crítico, historicamente foram golpeadas pelo Estado, com assassinatos, desaparecimentos e faz uns anos com Montagens Judiciais, sendo o saldo por propor um mundo melhor.

Os dias no cárcere passaram e as 10 pessoas lutaram por sua inocência nas audiências. Em setembro de 2018, um juiz ordenou a liberdade de todos, mas para a desgraça deles e de suas famílias 3 foram recapturados ao sair do cárcere e os restantes nem sequer puderam respirar os ares de liberdade. Para às Promotorias não bastou levá-los à prisão pelo atentado do Andino e forjou outra montagem judicial, desta vez, se abre em questão de horas uma investigação na cidade de Medellín onde os acusam de fazer parte de uma célula do ELN, o que não permite recobrar sua liberdade e hoje completam quase três anos na prisão.

Com a dolorosa situação nas costas as 10 pessoas seguem defendendo sua inocência na prisão. Nestes anos se encontraram no caminho com funcionários da promotoria e a área judicial que tem investigações por violações de Direitos Humanos e corrupção, se enfrentaram com ameaças e translados a cárceres que as mantêm longe de suas famílias, assim, os dias passaram e ontem depois de múltiplas solicitações de liberdade por vencimento de termos, uma juíza declara Liberdade imediata a duas das vítimas destas duas montagens, Cesar Barrera e Cristian Sandoval, que no dia de hoje quando passaram mais de 24 horas da decisão Não foram liberados. Segundo o Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário da Colômbia, são requeridos pela Seccional de Investigação Judicial, Sijin, o que leva a pensar que seguem falseando e gerando dilações a uma decisão que uma juíza da república já tomou.

Cesar, Cristian, os demais acusados e seus familiares exigem aos entes judiciais que se respeite o direito à liberdade e exigem garantias para seu processo.

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

travesso gato
com saudade do dono
mija no sapato

Carlos Seabra