Viva a Revolta!

1º de junho de 2020

Após mais uma noite de revolta nas ruas dos Estados Unidos pelo assassinato de George Floyd, o presidente Trump anuncia de um bunker na Casa Branca que vai designar a “Antifa” como uma organização terrorista. Esta designação procura enquadrar um movimento espontâneo e multiforme (sem letras maiúsculas) em uma organização, atribuindo-lhe não apenas uma ideologia, mas também um funcionamento hierárquico de acordo com a lógica do estado.

Mais uma vez, o terrorismo é utilizado como álibi para a criminalização de amplos setores em luta, o que por sua vez excede completamente o “antifascismo”. Mas além de denunciar e lutar contra o avanço repressivo que isso significa, é preciso rejeitar a polarização que se busca instalar dentro da luta.

A falsa escolha entre a economia e a vida imposta pelo Covid-19 levou ao ressurgimento da clássica polarização burguesa entre o liberalismo econômico e o intervencionismo estatal. Esta última, por sua vez, foi codificada de diferentes maneiras, de acordo com a região. Geralmente tão progressista e de direita, e chegando até a falar de fascismo, como no Brasil e nos Estados Unidos. Não vemos coincidência no apelo ao antifascismo como um canal para uma revolta que eles não podem controlar.

Embora o antifascismo de rua (o Antifa), do tipo de gangues que enfrenta os grupos neonazistas, comum nos Estados Unidos e na Europa, não é o antifascismo estatal e militar (dos “bons”) dos anos 30, mas sim o herdeiro deles. Os defensores vitoriosos do antifascismo oficial assassinaram trabalhadores e estupraram mulheres em massa durante a Segunda Guerra Mundial. E fizeram parte diretamente dos governos vitoriosos que, em nome da luta contra o fascismo, submeteram tantos e tantos países a um regime capitalista democrático, onde não se deve mais protestar porque somos supostamente livres e estaríamos em pior situação se os outros tivessem vencido.

O fascismo e a democracia sempre foram sistemas políticos complementares a serviço dos interesses dos ricos. Quando a democracia não pode conter as lutas dos explorados e oprimidos, ou simplesmente nos manter à distância, o Capital recorre a formas mais brutais. Hoje, esses métodos, que supostamente são de domínio dos fascistas, fazem parte de qualquer governo que se declara livre e antifascista, o que por sua vez é abertamente totalitário: assassinatos como o de George Floyd ou os milhões de mortes às mãos da polícia em todos os países, trabalho escravo como complemento necessário ao mercado de trabalho, e disciplina nas escolas, prisões e manicômios. Mas nenhum presidente se diz fascista, bem pelo contrário!

Agora que a democracia se tornou controle totalitário da vida social, o fascismo como sistema de dominação perdeu seu sentido. Claro que ainda há nazistas e fascistas, mas não são eles que puxam os cordões, são um problema da rua e devem ser combatidos na rua todos os dias. Mas o antifascismo como opção política é uma farsa. Hoje, como ontem, serve apenas para unir os oprimidos e os opressores, os exploradores e os explorados, os governantes e os governados. Em nome do antifascismo somos chamados a nos unirmos ao povo genocida de hoje: os governantes progressistas ou esquerdistas de qualquer país, que também têm sangue em suas mãos. Ou com os herdeiros do estalinismo e do maoísmo genocida.

O problema não é a direita nem a esquerda. É o capitalismo, é a democracia. Você não precisa se juntar à frente antifascista para lutar contra os fascistas. O que nos une é a ação comum em toda parte contra o que nos explora e nos oprime, contra a raiz do problema: a propriedade privada, o dinheiro e o Estado.

Nas ruas dos Estados Unidos, os proletários negros se misturam com os brancos e latinos. Eles desafiaram o opressivo cotidiano em menos de uma semana. Querer jogar isso em um único movimento como Trump e sua comitiva fazem, ou querer tirar um pedaço da ação dessas declarações como sua oposição, expressa o quão comuns essas duas facções opostas são politicamente, mas apenas na forma como elas dirigem esse mundo mercantil.

Que nem Trump nem os carrascos de qualquer parte do mundo marquem os objetivos e desenvolvimentos de nossas lutas!

Terrorista é o Estado!

Fonte: https://panfletossubversivos.blogspot.com/2020/06/viva-la-revuelta.html

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

neve profunda –
as pegadas do gato
cada vez maiores

Ion Codrescu