[Espanha] A síndrome da cabana, a conquista das bicicletas e outras questões pós-quarentena

Sob os paralelepípedos… haverá areia de praia para construir outra cidade possível.

É indiscutível que o choque mais direto e fulminante do confinamento do ponto de vista psicossocial foi experimentado nas cidades, e não queremos afirmar que nós, urbanistas, merecemos atenção especial. Devemos reconhecer que estamos muito menos preparados na cultura urbana para a situação pandêmica que vivemos. Vivemos a cidade de uma maneira diferente: ruas completamente desertas, espaços urbanos vazios e a insegurança das filas que se formavam em calçadas estreitas em frente aos supermercados.

Este fato também nos ajudou a imaginar uma cidade sem poluição, aquele veneno letal que respiramos e cuja presença está normalizada, concluímos que precisamos de bairros menos pavimentados e melhor preparados para um encontro social seguro. Não estamos pedindo que grandes engenheiros façam obras urbanas com suas comissões em B no sentido de um capitalismo verde, mas devemos apropriar-nos de nossos espaços urbanos, conquistá-los para que nunca mais os sintamos como estranhos, nem como um apêndice de uma vida imposta.

As cidades neoliberais são projetadas para o turismo e a circulação de automóveis particulares, uma questão que responde a interesses econômicos específicos, mas que transforma as cidades em espaços inabitáveis. Habitamos em lugares que impossibilitam relações humanas saudáveis e conscientes. As saídas no meio do mundo com ruas cheias de pessoas que queriam fazer uma caminhada ou exercício, complicaram a manutenção de uma distância social saudável e necessária para algumas pessoas, devido à configuração do asfalto que andamos. 80% do espaço público em Madrid é dedicado aos carros, quando eles representam 29% dos deslocamentos. Uma indicação da distribuição desequilibrada que existe, e que deveria ser uma oportunidade para reivindicar espaços para outros transportes, e outras formas de se locomover pela cidade. São tempos de conquista de bicicletas, de promoção de modelos geográficos e sociais críticos, de ocupação de espaço para mover o veículo particular.

A síndrome da cabana ou como romantizar a ficção da vida proposta pelo capitalismo

Não é de se admirar que ouçamos o tempo todo o que eles chamam de “novo normal”, que é realmente muito parecido com o velho normal que tínhamos em nossas vidas, que não era nada além de estresse social e contínua incerteza no emprego. Na ânsia habitual de patologizar tudo o que nos acontece a fim de desvincular o sistema econômico e social por trás dele, fomos levados a acreditar que tínhamos a “síndrome da cabana”. Apresentando-nos como um problema psicológico os poucos desejos que temos de voltar às nossas vidas aceleradas e às atividades hiperprodutivas de antes do coronavírus.

Embora na quarentena estivéssemos escalando as paredes de nossa casa (isso quem tinha quatro paredes para ficar) e estávamos dispostos a sair. A desescalada que trouxe consigo a possibilidade de começar a sair, primeiro com horários limitados, e depois sem outras restrições além das máscaras e distância social, descobrimos que podemos ter passado dias inteiros sem sair de casa. Às vezes comentamos isso com amigos como algo anedótico, brincando com a preguiça que vem com a viagem para o centro da cidade. Gradualmente ouvimos falar da “síndrome da cabine”, aquele desânimo generalizado experimentado principalmente por aqueles de nós que vivem nas cidades. Uma etiqueta que parece ser da mesma fabricação da síndrome pós-férias, ou aquele ódio visceral que temos pelas segundas-feiras. Na verdade, nosso corpo é muito mais forte e mais inteligente do que pensamos, só temos que fazer com que ele seja um pouco mais forte e saber interpretar bem as pistas que ele nos oferece. Nosso problema não é individualizado, obviamente tem uma origem social, que tem mais a ver com o tédio infinito que sentimos desta vida imposta. Não somos mais fracos do que há décadas, nem mais propensos a patologias, nem menos aptos a sobreviver; simplesmente carregamos um maior desgaste de “assédio e demolição” deste sistema sobre nossas mentes e nossos corpos por gerações, a ponto de ver nossas personalidades serem anuladas.

Todos nós vivemos com angústia e ansiedade, algumas consequências do confinamento, não poder ver nossas pessoas queridas e dar-lhes abraços, incerteza sobre o futuro e, além disso, nem a vida familiar nem a solidão quando obrigados a nos ajudar demais. Entretanto, descobrimos também que podemos fazer muito mais com nossas vidas do que apenas continuar a produtividade; podemos descansar, não fazer absolutamente nada, deixar de fazer o que parecia impensável que não faríamos. O confinamento nos segurou, nos virou de cabeça para baixo e nos sacudiu; obviamente não podemos permanecer os mesmos depois daquele tremor.

O problema não é que tenhamos qualquer tipo de síndrome, o problema tem raízes muito mais profundas, e tem a ver com a estrutura social e política que encontramos neste mundo desde que nascemos. Não queremos sair talvez porque odiamos as vidas de merda que consistiam em trabalhar de oito às três para consumir das três às oito, não queremos voltar a andar contra o relógio como autômatos. Se o mundo parou e nós saímos por um tempo, vamos voltar ao normal, o novo normal não deveria ser o que os outros decidem por nós, mas o que é saudável para nossas vidas, descartando o que não os faz valer a pena viver.

Fonte: https://www.todoporhacer.org/post-cuarentena/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

sol atrás da cortina
dizendo baixinho:
— já é dia

Alonso Alvarez