Nascido na cidade navarra de Cascante em 1931, teve que se exilar em 1954 em Paris, onde morreu neste sábado (18/07), aos 89 anos.
Ele teve uma vida cinematográfica, e não é uma frase feita. Suas aventuras foram coletadas em um documentário, livros, uma peça teatral, uma história em quadrinhos e inúmeras reportagens da imprensa que contavam as aventuras desse pedreiro de profissão, uma referência do anarquismo local e internacional.
Nascido em Cascante em 1931, quando era muito jovem, fez as malas para escapar da milícia franquista e, em 1954, mudou-se para Paris, que foi o seu acampamento até sua morte.
Seu capítulo mais conhecido é o golpe que deu através de dinheiro falsificado no banco então conhecido como First National Bank, agora Citybank. O dinheiro (120 milhões de reais na época) foi investido em causas populares e lhe valeu o apelido de “Bom Bandido” e o de “Zorro Vasco”.
Ao longo de sua vida, andou ao lado de inúmeras personalidades como Che Guevara, Eldridge Cleaver (líder dos Panteras Negras), Albert Camus… E em Paris, sua casa foi um local de encontro e espaço aberto para criadores culturais. A pessoa parte, mas sua marca permanece nas margens do Sena e também em sua terra amada.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Saudosa de ti
caminho só pela rua.
É noite de estio.
Fanny Dupré
Mil Vivas a Lúcio!! Nenhuma luta foi em vão