[França] Abertura de um centro social autogerido na periferia de Dijon

O centro social autogerido de La Mistoufle-FA estará pronto em breve, pedimos aqui um último apoio à solidariedade financeira.

O centro social está ficando pronto!

Após anos de organização, nosso projeto de um centro social autogerido nunca esteve tão perto de ver a luz do dia: reuniões, refeições coletivas, arrecadação de fundos para a Fédération Anarchiste, uma vaquinha de solidariedade on-line… Multiplicamos nossos esforços para que esse projeto possa finalmente se tornar realidade! Estamos mais motivados do que nunca, trabalhando com uma ferramenta militante real para aumentar nossa eficácia no campo das lutas sociais.

A situação atual, a ofensiva neoliberal, o retrocesso sem precedentes de nossas liberdades e a crescente precariedade não nos deixam escolha: é preciso se organizar e ganhar espaço! Já estávamos cientes disso, fortalecidos por nossas experiências militantes e por nossas situações sociais que vêm se deteriorando há muito tempo. A crise pandêmica, que só acelerou esse angustiante cenário, nos obrigou a nos envolvermos com a precariedade, em colaboração com o movimento social Dijon. Participamos do fornecimento regular de alimentos – duas vezes por semana – a dezenas de famílias, ou seja, quase 350 pessoas. Não temos nada de que nos envergonhar a este respeito, mas nosso único pesar é que atualmente não somos capazes de aumentar estas redes de solidariedade num momento em que as desigualdades sociais estão explodindo e quando uma nova onda de desigualdade e de desemprego em massa já está em curso.

Precisamos contra-atacar, e o centro social autogerido poderá ser uma ferramenta indispensável para pesar no equilíbrio de poder local se fizermos dele um lugar de reuniões, organizações, ajuda coletiva e ação direta.

Através de nossas lutas no futuro, queremos intensificar:

• Apoio alimentar gratuito diferente da lógica de instituições de caridades humilhantes;

• Ajuda as pessoas isoladas que enfrentam diferentes instituições (CAF – Fundo de Apoio as Famílias, Agência de empregos, Prefeitura, Administração penitenciária);

• As lutas contra a violência das instituições policiais e judiciais;

• As lutas de moradia, e a resposta aos proprietários e locadores;

• A disseminação de uma cultura popular (esporte, biblioteca, etc.): nosso projeto de clube de futebol autogerido e popular foi interrompido pela Covid-19, mas retornará em breve!;

• A luta contra toda a extrema direita, seus discursos e ações islamofóbicas, racistas, antissemitas;

• A causa antissexista e as lutas contra todas as discriminações de gênero;

• A disseminação de iniciativas ecológicas;

• A prática autogestionária, para tornar atores – de maneira igualitária – todos aqueles que querem participar das lutas, aqueles que sofrem, antes de tudo, da pobreza crescente devido ao isolamento, à falta de tempo ou que foram muitas vezes impedidos de fazê-lo pelas práticas sectárias de certos meios “militantes”.

Estamos quase lá e estamos bem cientes de que os meios financeiros das pessoas que nos apoiam são cada vez mais limitados. Então, pedimos a todos aqueles que se reconhecem neste projeto e que podem arcar com isso, para um último apoio financeiro para a compra do prédio.

Escolhemos a legalidade, para que este projeto possa se enraizar firmemente e permitir que todos se envolvam. Este tipo de iniciativa não pode ser feito sem o apoio de uma ampla gama de pessoas, de acordo com a capacidade financeira de cada um. Nossos esforços nos últimos dois anos nos permitiram levantar uma parte significativa dos fundos necessários, mas nosso grupo, como todo o movimento social, sofreu os custos da repressão e as multas e condenações atrasaram nosso projeto.

Esperamos abrir este centro social autogerido o quanto antes para dar força adicional às lutas sociais que virão em Dijon: pedimos a todas as organizações e coletivos para nos apoiar a fim de expandir a influência dos revolucionários onde quer que haja necessidade!

Para continuar a luta transgressora de nossa classe!

>> Colabore aqui:

https://www.helloasso.com/associations/les-voix-sans-maitres/collectes/ouverture-d-un-centre-social-autogere-a-dijon-banlieue-partie-2

Fonte: https://dijoncter.info/ouverture-d-un-centre-social-autogere-en-banlieue-de-dijon-partie-ii-2097

Tradução > Estrela

agência de notícias anarquistas-ana

Palmo a palmo
dedo a dedo
inicio teu percurso

Eugénia Tabosa