[Chile] Últimas palavras do Machi Celestino Córdova em caso de sua morte

À Nação Mapuche, aos povos indígenas e não indígenas do mundo. A todos os povos que lutam por suas crenças espirituais, por seu território, por sua liberdade, por seus direitos na dignificação de seu povo. Sempre em busca do equilíbrio completo da ordem natural de nossa Mãe Terra, Ñuke Mapu, que sobrenaturalmente nos privilegiou como seres humanos – que infelizmente ainda não têm consciência de valorizar nossa Mãe Terra como ela merece.

Lamento profundamente ter de lhes dar minha última mensagem, durante meus últimos dias. Meu sacrifício é definitivo. Será uma honra dar minha vida pelo povo Mapuche, por nossa crença espiritual que é sagrada acima de tudo. Portanto, nunca deve ser renunciada.

E mais do que qualquer outra coisa, por minha condição de Machi é meu dever traçado sobrenaturalmente no mundo espiritual.

Para que a minha morte seja mais rápida, coloquei-me à disposição para retomar a greve seca a qualquer momento. Assim, meu fim não será lento como o esperado pelos poderes do Estado e setores empresariais.

Até meu último dia, lembrarei ao Estado chileno que não concordo com o massacre de nossos ancestrais, não concordo com o empobrecimento espiritual, cultural e socioeconômico, cruelmente imposto ao nosso povo Nação Mapuche desde a chegada da invasão. Na atualidade, desde janeiro de 2013, o Estado chileno me despojou de meu rewe, da minha família, da minha comunidade e de meu território, e de todos os meus pacientes a quem dei vida e saúde, sendo uma autoridade espiritual Mapuche.

No entanto, a hora da justiça está chegando para todos os povos indígenas do mundo e para todos os povos oprimidos, pois assim está predestinado sobrenaturalmente, por que já estamos vivendo a renovação do mundo.

Finalmente, gostaria de dizer que estou profundamente grato à vida por ter me dado uma família, a oportunidade de ser uma pequena contribuição para a luta de nosso povo e a serviço da humanidade. Também sou grato por ter aberto o coração de muitas pessoas de diferentes territórios do mundo.

Por fim, só espero que todos continuem exigindo que o Estado chileno devolva nosso território ancestral Mapuche e toda a dívida histórica com os povos indígenas. Além disso, exijo que nenhuma autópsia seja realizada após minha morte.

Chaltumay. Muito Obrigado.

Machi Celestino Córdova, 11 de agosto de 2020.

Fonte: http://www.anticarcelaria.org/2020/08/13/ultimas-palabras-de-machi-celestino-cordova/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/07/chile-contra-a-repressao-estatal-e-parapolicial-em-wallmapu/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/05/chile-povo-mapuche-resiste/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/05/chile-liberdade-aos-presos-politicos-mapuche/

agência de notícias anarquistas-ana

Hermética música
há no silêncio da lágrima
que salga o mar.

Fred Matos

One response to “[Chile] Últimas palavras do Machi Celestino Córdova em caso de sua morte”

  1. ziq

    Machi Celestino Córdova Vice do nossos Corações e na Revolta!