[EUA] Cuba Anarquista | Uma cultura de resistência contra o capitalismo e o estado

Por SK

Uma resenha do livro Cuba Anarquista: Política Contracultural no Início do Século XX (Anarchist Cuba: Countercultural Politics in the Early Twentieth Centuryde Kirwin Shaffer. PM Press 2019

“…esses rebeldes anarquistas participaram de uma longa tradição de imaginar Cuba como uma ‘ilha dos sonhos’ onde a humanidade poderia criar um farol livre, saudável, educado e igualitário para a libertação global.” – Kirwin Shaffer

O novo livro de Kirwin Shaffer ajuda os leitores a entender o que ser anarquista significou em Cuba durante os séculos 19, 20 e 21. Histórias anteriores de outros autores sobre anarquistas na ilha concentraram-se em sua participação no movimento operário urbano e rural. No entanto, neste livro, Shaffer, professor de estudos latino-americanos na Pennsylvania State University, Berks College, explora várias áreas adicionais de envolvimento fora do local de trabalho durante os últimos 150 anos.

Ele descreve o desenvolvimento de vários projetos durante esse período, incluindo a escrita e publicação de ficção e não-ficção de inspiração anarquista, produção de teatro radical, artes visuais, música, clínicas de saúde alternativas, bem como escolas para crianças e adultos livres do controle estatal e religioso e especificamente dedicadas a encorajar o pensamento independente. Os participantes reuniram seus conhecimentos de diversas origens – mulheres e homens, velhos e jovens, negros e brancos, cubanos e estrangeiros, trabalhadores qualificados e não qualificados, poetas, lojistas, dramaturgos e bibliotecários.

Shaffer não hesita em discutir as ambiguidades e contradições dentro dos vários projetos, ou suas disputas internas e diferentes pontos de vista sobre várias questões importantes. Seu cuidado em não idealizar ou exagerar realizações permite que os leitores entendam mais facilmente a dinâmica envolvida.

Os vários empreendimentos são descritos no contexto de como eles se destinavam a contrariar o caráter autoritário e as brutalidades das igrejas católica e protestante, dos militares e da administração colonial espanhola que dominou até o final do século 19, e então o nominalmente independente Estado cubano – tudo o que contribuiu para as condições altamente exploradoras e repressivas na ilha.

Shaffer discute como os projetos anarquistas responderam e ajudaram a moldar a compreensão popular de conceitos como liberdade, igualdade, identidade e progresso. Parte disso envolveu a luta contra o racismo, pela igualdade das mulheres e pela união da classe trabalhadora em todas as linhas raciais, nacionais e de gênero. Na década de 1890, diz Shaffer, os anarquistas do movimento trabalhista cubano conseguiram desempenhar um papel importante na promoção de laços de classe entre pessoas de origens e raças diversas, bem como na exclusão da filiação partidária das atividades sindicais.

Ele também delineia as principais diferenças entre os grupos anarquistas e marxistas, que atuaram em Cuba a partir do século 19, especialmente as estratégias de dissidência que cada um escolheu. Os marxistas se concentraram em construir organizações para treinar e orientar/supervisionar o proletariado no local de trabalho, na vida diária e nas urnas. Os anarquistas estavam fortemente comprometidos com os meios que coincidiam com os fins futuros desejados, como encorajar a independência e a autoatividade de estudantes e trabalhadores enquanto lutava contra condições injustas de trabalho e vida.

Eles reconheceram a luta contra a dominação como ligada à construção imediata dos meios de resistência. Os anarquistas elaboraram seus projetos especificamente para melhorar a vida de mulheres, homens e crianças no presente, bem como prepará-los para uma transformação social em algum momento no futuro.

Shaffer dedica três capítulos a explorar a influência anarco-naturista entre os anarquistas cubanos. O movimento naturista, que se desenvolveu na Europa e na América do Norte durante o final do século 19 e início do século 20, focava em práticas alternativas de saúde pessoal e estilo de vida, como a adoção de uma dieta vegetariana simples, barata e nutritiva, muitos exercícios ao ar livre, prática de nudismo, vivendo em pequenas aldeias onde todos podem se conhecer e fazendo o possível para combater os efeitos da sociedade industrial de massa.

Em Cuba, vários escritores e artistas anarquistas mudaram o foco do movimento naturista de preocupações primordialmente com a saúde individual para uma ênfase em temas emancipatórios sociais, escrevendo novas histórias, ensaios, romances, peças de teatro e colunas de aconselhamento que estavam amplamente disponíveis fora dos círculos anarquistas. Essa influência cultural persistiu na década de 1950, mesmo quando o movimento anarco-sindicalista foi significativamente enfraquecido pela repressão do governo e a consolidação do Partido Comunista Cubano.

Embora anarquistas de todas as tendências estivessem interessados em maneiras de melhorar a saúde, os anarco-sindicalistas (especialmente nos sindicatos de cafés e restaurantes) e anarco-naturistas estavam particularmente focados nos aspectos da vida diária que afetavam desproporcionalmente os jovens e os trabalhadores pobres. Eles enfatizaram o aprendizado e o ensino da medicina alternativa para ajudar as pessoas a lidar com os problemas de saúde da sociedade moderna, incluindo problemas de saúde causados por trabalho árduo nas fábricas e no campo, bem como doenças causadas por alojamentos apertados e mal ventilados.

Alguns foram ainda mais longe e ofereceram críticas profundas à civilização moderna – às vezes de uma perspectiva idealizada sobre as condições pré-modernas e outras vezes de um ponto de vista mais sofisticado, envolvendo uma crítica da cidade moderna como consequência direta da exploração industrial do mundo natural, se aproximando do ponto de ruptura.

Outros anarquistas criticaram o que consideravam a idealização da natureza dos anarco-naturistas e os conceitos do que seriam supostamente leis da natureza tendendo à mistificação.

Embora fossem internacionalistas, muitos anarquistas desempenharam um papel significativo na inspiração e na luta pela independência cubana do colonialismo espanhol na década de 1890. Esperavam que a luta contra a injustiça e o imperialismo fosse o prelúdio de uma revolução social doméstica e, posteriormente, internacional.

Alguns anarquistas alertaram que foi um erro colocar esperança em uma luta nacionalista. Infelizmente, o governo dos Estados Unidos, com a cooperação das elites cubanas locais, provou que estavam corretos. Após a guerra de independência, a exploração capitalista na ilha foi intensificada.

No entanto, os anarquistas em Cuba continuaram seus vários projetos, defendendo a auto-organização descentralizada e desafiando as práticas autoritárias das elites estrangeiras e domésticas que estavam bloqueando o caminho para a ampla mudança social que tantos desejavam. Continuaram a criticar a centralização e a concentração de riquezas, junto com a degradação do meio ambiente e da saúde física e mental humana causada pela ganância dos detentores do poder.

Houve grandes repressões contra atividades radicais em Cuba a partir de 1914, e o movimento anarquista foi severamente afetado. No entanto, os anarquistas continuaram a ser influentes porque se recusaram a se comprometer com os poderes governantes, persistindo em defender e disseminar militantemente perspectivas que desafiam sua autoridade.

Por outro lado, a partir da década de 1920, operativos do Partido Comunista Cubano (Partido Socialista Popular, PSP) optaram por fazer acordos com os vários governos ditatoriais para poder controlar os sindicatos e outras regalias. A Confederação de Trabalhadores Cubanos dominada pelos comunistas (Confederación de Trabajadores de Cuba, CTC) expurgou anarquistas e outros ativistas sindicais militantes.

Em resposta, os anarquistas formaram a Associação Libertária de Cuba (Asociación Libertaria de Cuba, ALC) em 1943. O ALC desafiou o governo e os comunistas, enquanto trabalhava para ressuscitar a independência e a autonomia dentro do movimento trabalhista. Na década de 1950, o ALC se juntou a outros grupos revolucionários na resistência armada à ditadura.

Na época em que os homens de Castro desembarcaram em Cuba em 1956, o ALC tinha grupos funcionando em todo o país – em Havana, Pinar del Río, San Cristóbal, Artemisa, Ciego de Avila e Manzanillo. Os anarquistas desafiaram a ditadura nas cidades por meio de sua participação em movimentos revolucionários como o Diretório Revolucionário e a Federação de Estudantes Universitários.

Além disso, a sala de reuniões do ALC tornou-se um centro de distribuição de informações relacionadas à luta, bem como um local onde alguns dos membros do Movimento 26 de Julho de Castro treinavam para o uso de armas de fogo.

Em resposta, a ditadura de direita de Batista prendeu, desapareceu e torturou membros da ALC.

Imediatamente após a conquista de Castro em 1959, os anarquistas aderiram ao que esperavam que fosse a tão esperada revolução social. Mas eles ficaram cada vez mais preocupados com as soluções burocráticas, centralizadas e de cima para baixo do novo governo para os problemas sociais urgentes de Cuba.

Em março de 1961, tornou-se impossível para os anarquistas expressar suas preocupações abertamente, pois suas publicações e organizações foram fechadas e ativistas presos. Muitos, mas não todos, escolheram o exílio, onde poderiam continuar a defender abertamente alternativas anarquistas.

A história contextualizada de Kirwin Shaffer deixa claro por que e como as atividades de oposição inspiradas pelo anarquista nunca foram extintas na ilha, apesar da supervisão e vigilância do governo em curso, junto com repressões políticas periódicas.

Enquanto os rebeldes anarquistas em Cuba forem capazes de sonhar e criar projetos autônomos e não autoritários, o futuro reserva múltiplas possibilidades para a liberdade individual e a solidariedade social.

>> SK é um apoiador de longa data dos anarquistas cubanos.

Fonte: Fifth Estate # 405, Inverno, 2020

Tradução > abobrinha

agência de notícias anarquistas-ana

No perfume das flores de ameixa,
O sol de súbito surge —
Caminho da montanha!

Bashô