
Meia centena de pessoas se reuniu no monumento da plaza Santa Ana para limpar a obra que recorda “o espírito” do líder anarquista Buenaventura Durruti | No ato pelo aniversário de seu assassinato seu sobrinho deixou uma planta símbolo de “resistência e sobrevivência”.
Voltar a fazer brilhar um monumento para a recordação. Esta é a razão pela qual cerca de meia centena de pessoas se reuniu na plaza de Santa Ana (León) esta tarde com o objetivo de limpar o ‘Hálito Durruti’, um monumento de bronze e pedra que comemora a figura do líder anarquista Buenaventura Durruti assassinado durante a Guerra Civil.
Seu sobrinho Manuel não quis perder o ato organizado pelo sindicato CGT e recordou a figura de pessoas que, como seu tio, se converteram em símbolos para grande parte da sociedade e cuja recordação em boa parte da Espanha está se perdendo. Assegura que o que se está fazendo com figuras como a de Largo Caballero é “uma aberração” e pede “um mínimo de dignidade e respeito à nossa história e a nosso passado”.
Uma planta com significado
Para recordar seu tio no aniversário de seu assassinato, Manuel quis deixar uma planta com um significado muito especial para ele e as pessoas presentes no ato. “Esta planta simboliza a resistência, porque cresce na América do Sul e não necessita mais que umidade e pó para sobreviver”, explica, e agradece que tantas pessoas tenham se reunido para recordar a um homem que “lutou por um mundo melhor”.
O monumento, doado pelo sindicato CGT à cidade de León em 2009, é obra de Diego Segura e tem um duplo significado: por um lado “a resistência e força do líder” e por outro, “seu espírito e ânimo que inspira a tantas pessoas”.
Com a ideia de dar uma nova vida ao monumento, várias pessoas vestidas com panos e produtos de limpeza esfregaram o bronze que já volta, de novo, a brilhar.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
greta no muro –
dois olhos ao fundo,
lá no escuro
Carlos Seabra
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!