[Itália] Os mitos recorrentes da esquerda reformista

Em 8 de novembro, a Tlon, uma pequena editora da esquerda reformista italiana com algum acompanhamento nas redes sociais, publicou um post no qual lança um ataque contra aqueles que, analisando criticamente as eleições americanas, não consideram a vitória dos democratas como um passo em direção ao magnífico destino da emancipação social.

Naquele post, preso a uma imagem do Smurf de quatro olhos, os responsáveis pela editora se vingaram do que acreditam ser o horrível “derrotismo esquerdista” que “(…) sempre que algo de bom acontece – vê o podre, o imperfeito e esquece tudo o mais. Não é complexidade, é inação. É uma falta de previsão, mas é também uma falta de escuta. É a atitude de uma elite que não pergunta como são realmente os Estados Unidos”.

Portanto, tomemos este post da editora Tlon, que causou uma certa comoção nos círculos das redes sociais de esquerda, como ponto de partida para algumas reflexões gerais.

Não é raro que aqueles que olham de forma crítica o anarquismo tentem ser desafiados por esquerdistas reformista com tais argumentos. Comecemos com algumas perguntas básicas: não somos apenas nós anarquistas que somos exigentes, os extremistas habituais que nunca estão satisfeitos, para criticar, por palavras e ações, o modelo de governo do Partido Democrata. Tem havido marés de pessoas tomando as ruas durante esses meses de incêndio em cidades governadas pelo Partido Democrata nos Estados Unidos. Havia aqueles que foram baleados com granadas de flash pela polícia federal de Obama durante os protestos de Standing Rock. Existe um sindicalismo revolucionário americano.

Naturalmente, parte desse movimento diverso chamado Black Lives Matter votou taticamente a favor do duo Biden-Harris, identificando Trump como um inimigo a ser removido de campo o mais rápido possível. No entanto, uma parte substancial ficou longe das pesquisas: algumas por escolha tática, outras por escolha estratégica, outras por rejeição instintiva. Quase ninguém o fazia para sentar-se em sua cadeira e fazer julgamentos. Esta consideração seria suficiente para tomar a suposta publicação inteligente da Tlon e arquivá-la sob o rótulo “bobagem”. Entretanto, não somos pessoas que se satisfazem facilmente e, como anunciado anteriormente, gostaríamos de fazer algumas observações mais gerais.

Por acaso Biden-Harris propôs a retirada das tropas americanas estacionadas na Europa? Não há provas. Então podemos imaginar que eles continuarão aqui, assim como as grandes bases aéreas no norte da Itália, um alvo privilegiado para uma bela ogiva atômica no caso de um grande conflito, assim como aquelas grandes áreas da Sardenha transformadas em polígonos militares em benefício da OTAN (este ainda seria o caso mesmo sem os EUA e a OTAN: o glorioso exército italiano é suficiente e é capaz de causar danos ambientais). No máximo, haverá uma redução de certas presenças militares em favor do teatro oriental: nada que a administração Trump não estivesse fazendo, mas nada incisivo e, em qualquer caso, trata-se de mover presenças militares, não eliminando-as.

Mas voltemos para os Estados Unidos. Kamala Harris, personagem por quem grande parte da esquerda reformista, da Tlon a Il Manifesto, entrou em êxtase, tem uma série de eventos passados que vale a pena mencionar:

– ela votou para cortar o financiamento para o acesso ao aborto; [1]

– pouco ou nada fez contra o negócio prisional privado na Califórnia, onde exerceu a advocacia e foi Promotora Geral; [2]

– queria firmemente uma lei que permitisse a prisão de pais de crianças ausentes “sem desculpa válida” em mais de dez por cento dos dias escolares: [3] uma lei que discrimina as famílias monoparentais e de classe inferior. Este é um exemplo perfeito do processo de “criminalização da sociedade” que estados como a Califórnia foram forçados a passar;

– se opôs à abolição da lei das três greves; [4]

– pessoalmente esteve empenhada em fazer cumprir rigorosamente a “Guerra às Drogas”, atacando duramente a comunidade afro-americana; [5]

– garantiu que os presos transgêneros permanecessem ou acabassem em prisões masculinas;

– suas ações como promotora pública, marcadas por eventos menores e com poucas implicações, como tentar executar um homem inocente, chegaram a atrair a ira de um editorial do New York Times, um jornal que não se opõe inteiramente à arena política à qual Harris pertence;

– ela também era a favor de todas as intervenções militares possíveis.

Em resumo, vocês não precisam nem mesmo ser revolucionários anti-eleitorais para perceber que Kamala Harris é um representante daquele sistema de opressão estrutural pelo qual milhões de vidas humanas são destruídas. De fato: mesmo sem ser grandes críticos do Estado e do Capital, pode-se dizer, com toda honestidade e sem medo, que não há argumentos para nos provar que estamos errados e que Kamala Harris está humanamente enojada com o que está evidentemente errado nos EUA.

Agora, pode-se perguntar se toda a área política que entrou no coro de elogios a futura vice-presidente dos Estados Unidos está ciente de todas estas questões. Nossa hipótese é que eles não estão completamente cientes deles, mas que, mesmo que soubessem sobre eles, eles os tirariam de sua consciência. Eles poderiam ter sido tão comovidos por Kamala Harris quanto foi há doze anos por Obama. Amanhã eles estarão entusiasmados com a premier de algum outro país. Eles terão amores mais ou menos duradouros: Justin Trudeau ou Jacinda Ardern. A consciência deles será firme, forte e clara.

Enquanto isso, os habitantes dos guetos americanos continuarão a acabar nas prisões por crimes deliberadamente inventados, iraquianos, afegãos ou quem quer que continue a ser bombardeado, os explorados continuarão a ser explorados e os exploradores continuarão a explorar. Mas o comitê executivo da classe dominante terá uma mulher negra como vice-chefe, e as boas emoções triunfarão. Em resumo, nada de novo sob o sol.

Lorcon

Notas:

[1] https://www.politico.com/newsletters/playbook/2019/06/06/guess-who-else-voted-against-federal-funding-for-abortion-443667

[2] https://www.mercurynews.com/2013/08/29/mercury-news-editorial-kamala-harris-needs-to-tackle-prison-standoff/

[3] https://www.huffpost.com/entry/kamala-harris-truancy-arrests-2020-progressive-prosecutor_n_5c995789e4b0f7bfa1b57d2e?guccounter=1

[4] https://www.thenation.com/article/archive/reforming-three-strikes/tnamp/

[5] https://afropunk.com/2019/01/kamala-harris-has-been-tough-on-black-people-not-crime/

[6] https://www.washingtonblade.com/2015/05/05/harris-renews-effort-to-block-gender-reassignment-for-trans-inmate/

[7] https://www.nytimes.com/2019/01/17/opinion/kamala-harris-criminal-justice.html

Fonte: https://umanitanova.org/?p=13160

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Bolha de sabão.
Uma explosão colorida
sem nenhum estrondo.

Maria Reginato Labruciano