Anarquistas Expropriadores e Outros Ensaios de Osvaldo Bayer

Lançamento conjunto do Editorial Adandé e da Editora Monstro dos Mares

Homens de ação, anarquistas dispostos a tudo pela causa do povo, resistindo com armas, bombas, punhais, solidariedade e ideais. Enfrentando de forma precária uma repressão sanguinária contra trabalhadores e militantes, que protagonizaram histórias épicas, mas normalmente, com fins trágicos. Fugas, assaltos, atentados, justiçamentos e polêmicas, a tradição do anarquismo expropriador na região do Rio da Prata, ou seja, de militantes anarquistas adeptos da violência revolucionária que no início do séc. XX se moviam principalmente entre a Argentina e o Uruguai e fizeram a opção de opor a justiça do povo à violência reacionária do Estado e dos capitalistas, são contadas nos ensaios envolventes do jornalista, escritor, cineasta, historiador e incansável libertário argentino Osvaldo Bayer, falecido em 24 de dezembro de 2018 e para quem dedicamos essa nova edição revisada e ampliada de Anarquistas Expropriadores e Outros Ensaios, publicada agora em conjunto pelo Editorial Adandé e a Editora Monstro dos Mares.

A primeira edição em português de Anarquistas Expropriadores, esgotada, foi publicada pelo Editorial Luta Libertária, na série Combate Anarquista, em 2004, que gentilmente nos cedeu o clássico texto e que aqui apresentamos revisado e acrescido de outros ensaios inéditos de Osvaldo Bayer em português, boa parte desses publicados originalmente na duradoura revista argentina de divulgação histórica Todo es Historia, fundada em 1967. “Simón Radowitzky, homem de ação”, narrando as aventuras épicas do “santo da anarquista” e seus feitos, “Severino Di Giovanni, o idealista da violência” com a primeira parte de um relato sobre uma das figuras mais viscerais e polêmicas da história anarquismo, e pôr fim, o ensaio “Sobre o anarquismo argentino”, que narra ascensão e decadência do anarquismo de massas na primeira parte do séc. XX no país vizinho.

Precursores da guerrilha urbana na América Latina, homens de ação e anarquistas que protagonizaram assaltos espetaculares, tiroteiros, expropriações, fugas legendárias, justiçamentos de inimigos do povo e debates intensos sobre o uso da violência. Miguel Arcángel Roscigna, Juan Antonio Morán, Gino Gatti, os irmãos Moretti, Francisco Ascaso, Buenaventura Durruti, Simon Radowitzky, Severino Di Giovanni e muito outros são personagens de Anarquistas Expropriadores e Outros Ensaios, clássicos escritos do saudoso Osvaldo Bayer. Dono de uma narrativa envolvente, o investigador argentino pioneiro na memória desses homens de carne, ossos, sonhos e ação direta, coloca o leitor dentro das cenas e dramas dos anarquistas delitivos.

Desejamos uma boa leitura e inspiração de luta combativa e revolucionária para esses tempos sombrios.

Viva a Anarquia!

Editorial Adandé e Editora Monstro dos Mares

Dezembro de 2020, Brasil.

Anarquistas Expropriadores e Outros Ensaios – Osvaldo Bayer

130 págs

Valor de lançamento: R$ 25,00 + frete

Contatos e informações em @editorialadande e @monstrodosmares

agência de notícias anarquistas-ana

Oh, melões frescos,
Se alguém aparecer,
Transformem-se em rãs!

Issa