[Grécia] Apelo à solidariedade para com oito estudantes perseguidos

Oito atenienses estão enfrentando acusações, incluindo “formação de uma organização criminosa” num caso aparentemente falso apresentado pelo estado grego.

Os oito são bem conhecidos e ativos no movimento anarquista na Grécia. Entre outros projetos, eles também estão envolvidos no Centro de Estudantes Auto-organizados da Universidade de Economia e Negócios (AUEB). A AUEB é um espaço ocupado dentro da universidade, que está ocupado há cerca de 18 anos e está fortemente envolvido nos movimentos contra o racismo, fascismo, violência policial, queerfobia , austeridade, entre outros.

No final de outubro de 2020, ocorreu uma ação em solidariedade às ocupações despejadas em Atenas. A ação aconteceu nos escritórios do reitor da Universidade de Atenas, e a responsabilidade por ela foi reivindicada por um grupo chamado Militant Solidarity Initiative.

Pouco depois, a polícia atacou a AUEB, apesar de não pertencer ao grupo que se responsabilizou pela ação. Os policiais, no entanto, decidiram fazer dos 8 alunos seus principais suspeitos. Desde então, eles estão sendo submetidos a perseguições por parte das autoridades, incluindo interrogatórios, pedidos de denúncias à delegacia e registro de DNA e impressões digitais. Além disso, quatro dos acusados foram condenados a pagar uma espantosa fiança de 3.000 euros cada, ou enfrentariam prisão preventiva.

Devido à situação da Covid-19, é difícil arrecadar fundos pelos meios tradicionais. Portanto, os acusados organizaram uma campanha de Firefund (acesse aqui: https://www.firefund.net/s8a) para ajudar a manter seus companheiros fora da prisão. Você também pode ler mais sobre o caso no site da Firefund.

Este é um chamado urgente e, se você tiver os meios, considere fazer uma doação.

(zb)

Fonte: https://freedomnews.org.uk/greece-call-for-solidarity-with-eight-persecuted-students/

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

Em cima do túmulo,
cai uma folha após outra.
Lágrimas também…

H. Masuda Goga