Um projeto autônomo que promove energia solar móvel de forma descentralizada e autogestionável.
Um breve histórico, o projeto começou em 2013, quando o supertufão Haiyan atingiu as Filipinas. Foi um golpe devastador e destrutivo para todas as pessoas. Neste momento, conseguimos responder a pós-calamidade fornecendo eletricidade/recargas grátis com o uso de nosso equipamento de energia solar e o coletivo Solar Guerilla Autonomous Response Team (Time de Resposta Autônoma de Guerrilha Solar) nasceu. “A resposta autônoma direta é uma reação imediata na entrega e prestação de serviços diretamente às comunidades afetadas ou áreas que foram devastadas devido a uma catástrofe natural. Uma ação direta cometida por um indivíduo ou grupo que é independente da burocracia local ou de instituições governamentais.”
Uma vez que as Filipinas experienciam cerca de 20 tufões por ano, é uma necessidade para nós fornecer apoio mútuo nas comunidades afetadas por tufões. Nesta prática, podemos envolver as pessoas na discussão de questões relacionadas com a crise climática e a ideia de dar um know-how técnico sobre energias renováveis, em particular a solar. No sul global, as comunidades marginalizadas e vulneráveis são sempre diretamente afetadas pelas mudanças climáticas; fortes tufões, secas severas, perda de meios de subsistência e vidas são alguns dos efeitos e, no entanto, são os últimos a saber sobre os avanços tecnológicos. Para promover a energia renovável, é preciso ver se ela é confiável, viável e praticamente benéfica. A ideia de compartilhar este tipo de projeto com todas as comunidades é mostrar que qualquer pessoa pode produzir e distribuir fontes de eletricidade de forma independente e ao mesmo tempo controlar democraticamente o uso de energias renováveis. Este projeto faz parte do processo de resiliência pró-ativa em direção a uma fonte de energia descentralizada e autogestionável.
Este projeto foi iniciado pelo grupo Etniko Bandido Infoshop. EB Infoshop é nossa casa e ao mesmo tempo um espaço sócio-político localizado no leste de Manila, nas Filipinas. Desde 2010, nossa iniciativa visa promover pensamentos e práticas antiautoritárias/anarquistas. Nosso espaço é principalmente um local para eventos, encontros, workshops/seminários, info-talks/discussões em pequenos grupos, exibições de filmes, exposições de arte, pequenos shows e performances. Um espaço autônomo que propaga o horizontalismo e projetos e desenvolvimentos centrados nas comunidades.
>> Para colaborar, clique aqui:
https://www.firefund.net/solartekpak
>> Vídeo | Apoio mútuo nas Filipinas:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=25&v=26siIKFSFvM&feature=emb_title
Tradução > A. Padalecki
Conteúdos relacionados:
Sempre do mesmo lado,
O dia todo e a noite inteira,
O vento da montanha.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!