Prólogo de Álvaro Girón Sierra
“Fijaos en la Naturaleza. Ética: Origen y evolución de la moral” faz parte do grande projeto — inconcluso — que Kropotkin se propôs no final de sua vida: a construção de uma Ética que assentasse os fundamentos morais para garantir uma convivência justa e igualitária.
Analisando a vida em comum dos animais, dos seres humanos prévios à civilização, das diferentes correntes religiosas, filosóficas e morais, Kropotkin provou, desde um ponto de vista científico, que a Natureza não é amoral e não ensina ao homem o mal, ao contrário, a moral é um produto natural da evolução da vida social não somente no ser humano, mas em quase todos os seres vivos. Todo o progresso humano está intimamente ligado à vida social, que engendra de modo natural e inevitável, tanto nos humanos como nos animais, o instinto de sociabilidade e de apoio mútuo, cujo desenvolvimento subsequente faz nascer nos homens os sentimentos de simpatia e de afeto.
As investigações de Kropotkin, sempre fundamentadas na observação do meio natural, lhe outorgam umas qualidades excepcionais que o convertem no teórico da anarquia que mais se mantêm atual.
“Fijaos en la Naturaleza. Ética: Origen y evolución de la moral” também pode-se ler como um simples e compreensível, mas profundo, percurso pelas principais correntes filosóficas.
Esta edição conta, também, com um magnífico e esclarecedor prólogo de Álvaro Girón Sierra.
Fijaos en la Naturaleza
Pepitas de calabaza ed., Logroño 2021
384 págs. Rústica 21×14,5 cm
ISBN 9788417386726
21,00 €
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Ao sol da manhã,
Imóvel como se dormisse,
A coruja no fio.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!