[Espanha] Lançamento: “Fijaos en la Naturaleza. Ética: Origen y evolución de la moral”, de Piotr Alekséyevich Kropotkin

Prólogo de Álvaro Girón Sierra

“Fijaos en la Naturaleza. Ética: Origen y evolución de la moral” faz parte do grande projeto — inconcluso — que Kropotkin se propôs no final de sua vida: a construção de uma Ética que assentasse os fundamentos morais para garantir uma convivência justa e igualitária.

Analisando a vida em comum dos animais, dos seres humanos prévios à civilização, das diferentes correntes religiosas, filosóficas e morais, Kropotkin provou, desde um ponto de vista científico, que a Natureza não é amoral e não ensina ao homem o mal, ao contrário, a moral é um produto natural da evolução da vida social não somente no ser humano, mas em quase todos os seres vivos. Todo o progresso humano está intimamente ligado à vida social, que engendra de modo natural e inevitável, tanto nos humanos como nos animais, o instinto de sociabilidade e de apoio mútuo, cujo desenvolvimento subsequente faz nascer nos homens os sentimentos de simpatia e de afeto.

As investigações de Kropotkin, sempre fundamentadas na observação do meio natural, lhe outorgam umas qualidades excepcionais que o convertem no teórico da anarquia que mais se mantêm atual.

“Fijaos en la Naturaleza. Ética: Origen y evolución de la moral” também pode-se ler como um simples e compreensível, mas profundo, percurso pelas principais correntes filosóficas.

Esta edição conta, também, com um magnífico e esclarecedor prólogo de Álvaro Girón Sierra.

Fijaos en la Naturaleza

Pepitas de calabaza ed., Logroño 2021

384 págs. Rústica 21×14,5 cm

ISBN 9788417386726

21,00 €

pepitas.net

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Ao sol da manhã,
Imóvel como se dormisse,
A coruja no fio.

Paulo Franchetti