[Portugal] Nova ofensiva turca sobre o Curdistão iraquiano

A noite passada (10/02), o estado fascista Turco lançou uma ofensiva sobre as montanhas de Gare, na região de Duhok, no Curdistão iraquiano.

O exército turco avançou com helicópteros e aviões de guerra e iniciou o bombardeamento aéreo da região pouco antes das 3h da manhã, durando até às 6h. Os invasores largaram depois soldados perto da aldeia de Siyanê e entraram em confrontos com as guerrilhas das Forças de Defesa do Povo (HPG), que ainda continuam.

As áreas atacadas fazem parte das Zonas de Defesa Medya, que são controladas pelas HPG, que estão associadas ao PKK, cuja presença incomoda tanto o regime turco como o regime do KDP de Barzani, ambos querendo esmagar a autonomia da região sob os princípios confederalistas democráticos.

Estes ataques, lançados desde sul, do Curdistão iraquiano, e não desde o Curdistão turco, a norte, só são possíveis devido à colaboração do KDP de Barzani, aliado a Erdoğan na sua luta imperialista.

É o momento de ação:

Ergamo-nos pela revolução!

Bijî Kurdistan!

#smashturkishfascism

Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/02/11/portugal-comunicado-sobre-as-novas-ameacas-turcas-sob-rojava-e-shengal/

agência de notícias anarquistas-ana

silenciosamente
uma aragem enfuna
as cortinas enluaradas

Rogério Martins