
Novamente despertamos com uma notícia de morte e injustiça, e novamente é Panguipulli o lugar. Desta vez a arma homicida protegia à sacro santa propriedade privada de um condomínio que fechava o acesso ao Lago Riñihue, algo que os ricos do país tem como prática permanente não só com lagos, rios, mares e mananciais, mas com todo o território e suas águas que deveriam ser de uso público.
É nesta localidade, onde faz uns dias foi assassinado Francisco Martínez e faz poucos anos foi morta Macarena Valdés, é arrebatada a vida também da langnen Emilia, que se soma a milhares de assassinados nos últimos tempos por defender seu direito a existir livre no território que deve ser de todos e todas e que, ao contrário, uns privados vão a todos os caminhos de solução pacífica às demandas históricas do povo mapuche e do proletariado do território chileno em geral.
Novamente seremos testemunhos de como a justiça burguesa defenderá a quem aperta o gatilho, arma que é posta em sua mão por parte dos patrões. Com a mesma facilidade com que esta justiça continua deixando em liberdade a seus pistoleiros e aliados narcos que semeiam drogas em nossos territórios para tornar uma juventude dócil.
A única justiça para Emilia e para nossos caídos será a recuperação das terras, lagos, rios e mares para uso comunitário, que estejam nas mãos dos povos que formam este pedaço de território chamado Chile.
Saudamos aos Lof que estão em resistência recuperando terras e resistindo às variadas formas nas quais o capitalismo invade os territórios ancestrais.
Terra e liberdade para os mapuche e povo chileno consciente.
Levamos um mundo novo em nossos corações.
Solidaridad Obrera da Região Chilena
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Este álbum de fotos:
Também as traças se nutrem
De velhas lembranças
Edson Kenji Iura
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?