[Chile] Terra e Liberdade: Declaração pública de Solidaridad Obrera

Novamente despertamos com uma notícia de morte e injustiça, e novamente é Panguipulli o lugar. Desta vez a arma homicida protegia à sacro santa propriedade privada de um condomínio que fechava o acesso ao Lago Riñihue, algo que os ricos do país tem como prática permanente não só com lagos, rios, mares e mananciais, mas com todo o território e suas águas que deveriam ser de uso público.

É nesta localidade, onde faz uns dias foi assassinado Francisco Martínez e faz poucos anos foi morta Macarena Valdés, é arrebatada a vida também da langnen Emilia, que se soma a milhares de assassinados nos últimos tempos por defender seu direito a existir livre no território que deve ser de todos e todas e que, ao contrário, uns privados vão a todos os caminhos de solução pacífica às demandas históricas do povo mapuche e do proletariado do território chileno em geral.

Novamente seremos testemunhos de como a justiça burguesa defenderá a quem aperta o gatilho, arma que é posta em sua mão por parte dos patrões. Com a mesma facilidade com que esta justiça continua deixando em liberdade a seus pistoleiros e aliados narcos que semeiam drogas em nossos territórios para tornar uma juventude dócil.

A única justiça para Emilia e para nossos caídos será a recuperação das terras, lagos, rios e mares para uso comunitário, que estejam nas mãos dos povos que formam este pedaço de território chamado Chile.

Saudamos aos Lof que estão em resistência recuperando terras e resistindo às variadas formas nas quais o capitalismo invade os territórios ancestrais.

Terra e liberdade para os mapuche e povo chileno consciente.

Levamos um mundo novo em nossos corações.

Solidaridad Obrera da Região Chilena

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/02/18/chile-assassinato-de-lamgnen-anarquica-no-territorio-mapuche-lof-llazcawe/

agência de notícias anarquistas-ana

Este álbum de fotos:
Também as traças se nutrem
De velhas lembranças

Edson Kenji Iura