[País Basco] “Precisamos agora mesmo de uma segunda greve da La Canadiense”. Crônica do 1º de Maio em Bilbao

• Uma grande manifestação passou ontem por Bilbao reivindicando o anarco-sindicalismo.

• “Devemos caminhar para uma grande mobilização que consiga transformar esta sociedade”, disse a organização anarco-sindicalista.

Em um Primeiro de Maio caracterizado por limitações à mobilidade e pela violação do direito fundamental de manifestação, a CNT tomou as ruas de todo o estado. Em Bilbao, a manifestação começou por volta das 11h30 na rua central da Gran Vía, onde o resto das centrais sindicais também se manifestaram. Nela, além da faixa geral, as seções sindicais saíram em blocos, para tornar suas exigências mais visíveis.

A manifestação foi na Plaza del Arriaga, o lugar onde o anarco-sindicalismo termina historicamente o Primeiro de Maio em Bilbao. Desta vez foram quatro pessoas, que falaram em profundidade sobre diferentes tópicos.

A manifestação, que desta vez tinha um tradutor de sinais, foi aberta pela Endika. Além de denunciar abusos policiais, que aumentaram exponencialmente desde o início da pandemia, ela lembrou que 2020 “foi um ano negro para os trabalhadores, com 75 mortes no trabalho apenas na península do País Basco”. “Nossa saúde, física e mental, é o que está em risco toda vez que vamos trabalhar”, enfatizou, observando que “isso é terrorismo patronal”. Por esta razão ela enfatizou a necessidade de se organizar, através das seções sindicais, e conseguir implantação, afiliação nos locais de trabalho. Ela também enviou um abraço a todas as grevistas, incluindo as do Grupo Alonso em Valência; e também para estender a solidariedade com os camaradas de Xixón, “que estão sendo julgados em uma nova montagem contra a CNT”. Finalmente, terminou lembrando que são as pessoas comuns, e não os líderes ou vanguardistas, que “transformam o sistema, que acabarão socializando os meios de produção para colocá-los a serviço da classe trabalhadora”.

Então falou Mikel, da seção sindical do Mediapost. Em um estilo poderoso, ele justificou “a validade do anarco-sindicalismo e seu modelo sindical de seções sindicais”, que está provando sua eficácia, trazendo melhorias em todos os tipos de empresas. Ele também lembrou que os camaradas da Mediapost “ainda estão lutando por nossos empregos e denunciando os abusos desta multinacional”.

Então Itsaso continuou falando, desta vez intercalado com o basco e o espanhol. Entre as múltiplas exigências, e como o trabalho reprodutivo é trabalho, exigiu uma licença maternidade decente, pois desde 1989, estas têm visto uma evolução de 0%. Então, e sem estar em contradição com o acima exposto, denunciou “o familiarismo ao qual as instituições e o Estado nos obrigam, decidindo por nós quem a classe trabalhadora pode e não pode cuidar”. Também deu visibilidade à luta dos aposentados, perguntando ao público quem tem o dinheiro das viúvas que trabalharam toda a vida sem nenhum reconhecimento e agora recebem menos de 600 euros. Por esta razão, deixou claro que no dia 29 de maio devemos tomar as ruas para mostrar que a luta dos aposentados é um assunto para todos os cidadãos. Ela denunciou que a situação precária que os jovens vivem no mercado de trabalho “mostra o lugar que nós, como sociedade, lhes damos”, e refrescou a memória daqueles que insistem que os jovens são o futuro: “os jovens também são o presente, e nós não podemos ignorar isso”. Com relação aos migrantes e estrangeiros, ficou claro que “a lei sobre estrangeiros é terrorismo” e que as condições de trabalho enfrentadas pelos estrangeiros não podem ser permitidas. É por isso que Itsaso instou a continuar lutando pelos direitos de toda a classe trabalhadora, seja qual for sua situação burocrática. “Se todos nós, que nos vemos relegados a um trabalho precário, perdermos nosso medo, seremos capazes de realizar uma segunda greve ao estilo da La Canadiense”, enfatizou, e a ferramenta para realizar esta luta é fornecida pela CNT: “precisamos perder nosso medo da autoridade”. Ele colocou sobre a mesa o efeito fortalecedor e libertador da ação direta e do apoio mútuo, “porque a força da classe trabalhadora é sem dúvida a solidariedade”.

Enrique encerrou a rodada de comícios. “Ficou claro, mais uma vez, que é a classe trabalhadora que cria riqueza e que os partidos estão impedindo o sindicalismo”, denunciou ele no comício. Ele também abordou a ascensão do fascismo, ao qual “não se deve dar tréguas”. “Só porque alguns energúmenos votam em opções fascistas e conseguem assentos em um Parlamento, não lhes devemos nenhum respeito”, apontou Enrique. Finalmente, de forma sarcástica, ele lembrou que temos que investir menos tempo na imaginação de conspirações galácticas e mais envolvimento na luta contra conspirações reais que sofremos permanentemente: reforma trabalhista e reforma previdenciária.

Após o comício, os manifestantes foram ao bar Malatesta Kultur Lubakia, recentemente inaugurado, na Rua Somera, 10, no Centro Histórico, que foi aberto ao público, e para a qual esta organização o convida a participar.

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/163085015@N08/sets/72157719079115481/

Fonte: http://www.cnt-sindikatua.org/es/noticias/necesitamos-ya-mismo-una-segunda-huelga-de-la-canadiense-cronica-del-1-de-mayo-en-bilbao

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/04/27/espanha-primeiro-de-maio-cnt-dignidade-e-sindicalismo/

agência de notícias anarquistas-ana

Caminho do mar:
A navalha no meu rosto
corta que nem gelo.

Antonio Cabral Filho