O grupo de extrema direita Proud Boys, classificado pelo governo canadense como organização terrorista, informou nesta segunda-feira (03/05) que está “oficialmente dissolvido” no Canadá.
O anúncio foi feito pela organização em um comunicado publicado no canal do Telegram do Proud Boys dos Estados Unidos, após quase três meses depois de o governo do premiê Justin Trudeau incluir a “organização neofascista” na lista de terroristas.
Membros do Proud Boys, grupo fundado nos EUA por um canadense, são considerados um dos principais protagonistas da invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro, quando o ataque deixou cinco mortes e foi a causa do suicídio de dois agentes e de um acusado.
Na ocasião, os apoiadores do então presidente Donald Trump entraram no prédio federal para impedir que o Congresso promulgasse os resultados das eleições, que viram como vitorioso o democrata Joe Biden. Em fevereiro passado, o ministro canadense de Segurança Pública, Bill Blair, disse que a organização representava uma “ameaça ativa à segurança pública e desempenhou um papel vital no ataque” ao Capitólio.
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
É ou não é
o sonho que esqueci antes
da estrela d’alva?
Jorge Luis Borges
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…
Boa tarde, meu nome é Fernando Vaz, moro na cidade de Praia Grande. Há mais de 4 anos descobri que…
Avante!