Grupo de extrema direita Proud Boys é dissolvido no Canadá

O grupo de extrema direita Proud Boys, classificado pelo governo canadense como organização terrorista, informou nesta segunda-feira (03/05) que está “oficialmente dissolvido” no Canadá.   

O anúncio foi feito pela organização em um comunicado publicado no canal do Telegram do Proud Boys dos Estados Unidos, após quase três meses depois de o governo do premiê Justin Trudeau incluir a “organização neofascista” na lista de terroristas.

Membros do Proud Boys, grupo fundado nos EUA por um canadense, são considerados um dos principais protagonistas da invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro, quando o ataque deixou cinco mortes e foi a causa do suicídio de dois agentes e de um acusado.

Na ocasião, os apoiadores do então presidente Donald Trump entraram no prédio federal para impedir que o Congresso promulgasse os resultados das eleições, que viram como vitorioso o democrata Joe Biden. Em fevereiro passado, o ministro canadense de Segurança Pública, Bill Blair, disse que a organização representava uma “ameaça ativa à segurança pública e desempenhou um papel vital no ataque” ao Capitólio.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/11/20/eua-antifa-acaba-hoje-a-noite-ataques-do-grupo-proud-boys-enviam-varios-para-o-hospital-em-estado-critico-cartazes-e-memoriais-do-black-lives-matter-destruidos/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/11/15/eua-posicione-se-contra-os-proud-boys-na-filadelfia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/10/24/eua-grande-maca-sangrenta-mcinness-proud-boys-e-fox-news-no-ataque/

agência de notícias anarquistas-ana

É ou não é
o sonho que esqueci antes
da estrela d’alva?

Jorge Luis Borges