
Por Marcolino Jeremias | 27/05/2021
Em destaque, foto de Edgard Leuenroth (1881-1968) falando num comício realizado na Praça da Sé, em São Paulo (SP), no dia 1º de Maio de 1957, em memória ao dia dos trabalhadores. O comício foi organizado pelo Pacto de Unidade Intersindical e compareceram cerca de 2 mil pessoas, mesmo com parte da imprensa oficial noticiando que a manifestação havia sido cancelada.
Depois de muito tempo, essa era a primeira concentração em praça pública levada a efeito pelas organizações sindicais, sem qualquer apoio oficial, ou de empregadores, contando apenas com seus próprios e poucos recursos. No período, tais manifestações públicas só vinham sendo permitidas em recinto fechado.
Vale ressaltar que nessa época, além do Centro de Cultura Social (CCS), Edgard Leuenroth também participava e fazia parte da diretoria da Associação Paulista de Imprensa (API-SP).
— Essa é para quem ainda sustenta a falsa narrativa que o anarquismo no Brasil teria acabado em 1922, após a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) ou em 1939, após o final da guerra civil espanhola e início da segunda guerra mundial.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Em toda a longa viagem,
Só agora encontrei
Um cafezal!
Paulo Franchetti
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!