[Espanha] Apresentação do livro “Pedagogía Incendiaria”

Sábado, 19 de junho, às 18h30, na CNT-AIT, Vilanova i la Geltrú, c/ Teatre, 21. 

Acreditamos em uma escola aberta que não acredita nos estigmas nem nas más notas. Vamos fazer voar as paredes da tradicionalidade e empurrar nossos docentes ao século XXI, trazidos à força pelos estudantes.

Os dinossauros da velha escola têm que dar passagem à contemporaneidade. Já acabou a hora de pensar em utopismos, em melhorar as estatísticas e na “educação do futuro”. O tempo é agora e é uma realidade.

Quando foi a última vez que se perguntou aos estudantes que é que queriam estudar ou fazer?

O que teria de mal que a aula saia um pouco do controle?

Por que não permitimos que nos ensinem sobre seu mundo e trabalhar desde seu ponto de vista?

No interior deste livro se encontrará uma crítica à realidade docente de princípios do Século XXI e um compêndio de ideias sobre como modificar a educação atual desde as bases, para que ir à escola não seja uma tortura para ninguém e passe a ser um espaço lúdico e criativo, fiel ao que se espera do mundo contemporâneo, transformando desde a base a escola padronizada.

Havendo tanto investimento em grandiloquentes especialistas em educação não consigo compreender como pode ser que os resultados cada vez refletem mais decepção pelo Sistema Educativo, sem importar o país ou situação social da qual se fale. Por isso minha frustração e por isso apresento este livro, (contracapa do livro). “Pedagogía Incendiaria”. Abel Lisman

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Neste bosque urbano
árvore feita em concreto
– meu corpo estremece.

Eolo Yberê Libera