
Em 1º de julho de 2021, às 21h00, convidamos você para uma reunião on-line na qual será apresentada a edição 389 da revista Aut Aut “Reflexões sobre a pandemia”. Convidamos você a participar porque é necessário refletir coletivamente sobre o que aconteceu, sobre o que está acontecendo, sobre o que poderia acontecer no futuro e, finalmente, sobre como, se possível, garantir que o futuro não seja nosso inimigo.
Conosco estarão Massimo Filippi, Alessandro Dal Lago, Serena Giordano, Antonio Volpe e Claudio Kulesko.
Massimo Filippi vem lidando há anos com a questão animal de um ponto de vista filosófico e político. Ele publicou vários livros como autor ou editor, coordena a equipe editorial da Liberazioni. Revista de crítica anti-especiista e colabora regularmente com o Manifesto.
Alessandro Dal Lago tem ensinado sociologia da cultura em várias universidades italianas e estrangeiras. Ele é o autor ou coautor de cerca de quarenta livros sobre temas sociológicos e filosóficos. Ele é membro da equipe editorial da “Aut Aut” e de várias outras revistas.
Serena Giordano é uma artista e professora. Ela publicou ensaios sobre arte contemporânea (também com Alessandro Dal Lago) para Il Mulino e Einaudi. Em 2020 ela escreveu Il dentista di Duchamp 15 racconti sull’arte contemporanea, Il Melangolo Genova. Ensina Pedagogia e Didática da Arte e Antropologia das Artes na Academia de Belas Artes de Veneza.
Antonio Volpe é um pesquisador independente em filosofia. Ele publicou artigos para algumas revistas e editou com Massimo Filippi os volumes “Jean-Luc Nancy”. La sofferenza è animale” e em diálogo com Alessandro Dal Lago “Genocidi Animali”.
Claudio Kulesko estudou filosofia na Universidade de RomaTre. Ele colaborou com revistas como “Not”, “L’Indiscreto”, “Singola” e “Effimera”. Ele faz parte da redação do “Liberazioni – Revista de crítica anti-especista”. Para Nero ele traduziu Entre as Cinzas deste Planeta (2019) e Renúncia Infinita, de Eugene Thacker (2021, TBA). Ele está entre os autores da Demonologia Revolucionária (Nero 2020). Com Andrea Cassini é o autor de Blackened: Fronteiras do pessimismo no Século 21(Aguaplano 2021).
E tudo isso na quinta-feira, 1º de julho de 2021, às 21h. Para assistir clique aqui: https://meet.jit.si/aut_aut
“Na primeira parte, reunimos vozes de estudiosos da filosofia que refletem sobre a relação entre pandemia e pensamento, com particular referência ao antropocentrismo, em uma fase histórica na qual o domínio humano sobre a natureza se revela em sua destrutividade triunfante (Filippi), às novas formas de poder cósmico (Kulesko) e aos desafios que o vírus coloca ao pensamento (Cimatti, Volpe). No segundo, convidamos sociólogos e antropólogos a refletir sobre as dimensões sociais e culturais do vírus: a propagação da incerteza (Dal Lago), o papel do vírus como revelação dos mecanismos de poder no mundo globalizado (Fassin), a ideia do fim do mundo que parece governar a cultura do capitalismo contemporâneo (Pandolfi) e a iconografia do vírus (Giordano). Finalmente, publicamos uma nota de um ilustre historiador da medicina, Giorgio Cosmacini, que fornece clareza lexical e conceitual sobre a ideia de pandemia na medicina e na opinião pública”(Da Aut Aut)
Aqui estão os artigos publicados na revista:
Prefácio [A.D.L., M.F.].
Massimo Filippi Um quase nada que não nos olha de novo
Felice Cimatti Pensando com o vírus
Claudio Kulesko O Zenith da Serpente Cósmica. Fúria telúrica, flagelos e pragas do Novo Leviatã
Antonio Volpe Agora só um vírus pode nos salvar?
Alessandro Dal Lago Notas sobre a Era da Incerteza
Didier Fassin Vida invisível na época da pandemia
Mariella Pandolfi Homo pandemicus: governando a precariedade?
Serena Giordano Covid na TV. Anúncios e propaganda no bloqueio
Giorgio Cosmacini Uma nota sobre medos e epidemias na história
INTERVENÇÕES
David Watkins Leitura que transborda para a escrita. Notas sobre a arte do pastiche
Edoardo Greblo Mudando a alma. A ortopedia moral do neoliberalismo
AO FINAL
Pier Aldo Rovatti Resposta a “Delo”
Fonte: https://ponte.noblogs.org/2021/2870/riflessioni-sulla-pandemia/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Casal de patos.
Mas o tanque é velho e a doninha
os vigia.
Buson
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!