Em 1º de julho de 2021, às 21h00, convidamos você para uma reunião on-line na qual será apresentada a edição 389 da revista Aut Aut “Reflexões sobre a pandemia”. Convidamos você a participar porque é necessário refletir coletivamente sobre o que aconteceu, sobre o que está acontecendo, sobre o que poderia acontecer no futuro e, finalmente, sobre como, se possível, garantir que o futuro não seja nosso inimigo.
Conosco estarão Massimo Filippi, Alessandro Dal Lago, Serena Giordano, Antonio Volpe e Claudio Kulesko.
Massimo Filippi vem lidando há anos com a questão animal de um ponto de vista filosófico e político. Ele publicou vários livros como autor ou editor, coordena a equipe editorial da Liberazioni. Revista de crítica anti-especiista e colabora regularmente com o Manifesto.
Alessandro Dal Lago tem ensinado sociologia da cultura em várias universidades italianas e estrangeiras. Ele é o autor ou coautor de cerca de quarenta livros sobre temas sociológicos e filosóficos. Ele é membro da equipe editorial da “Aut Aut” e de várias outras revistas.
Serena Giordano é uma artista e professora. Ela publicou ensaios sobre arte contemporânea (também com Alessandro Dal Lago) para Il Mulino e Einaudi. Em 2020 ela escreveu Il dentista di Duchamp 15 racconti sull’arte contemporanea, Il Melangolo Genova. Ensina Pedagogia e Didática da Arte e Antropologia das Artes na Academia de Belas Artes de Veneza.
Antonio Volpe é um pesquisador independente em filosofia. Ele publicou artigos para algumas revistas e editou com Massimo Filippi os volumes “Jean-Luc Nancy”. La sofferenza è animale” e em diálogo com Alessandro Dal Lago “Genocidi Animali”.
Claudio Kulesko estudou filosofia na Universidade de RomaTre. Ele colaborou com revistas como “Not”, “L’Indiscreto”, “Singola” e “Effimera”. Ele faz parte da redação do “Liberazioni – Revista de crítica anti-especista”. Para Nero ele traduziu Entre as Cinzas deste Planeta (2019) e Renúncia Infinita, de Eugene Thacker (2021, TBA). Ele está entre os autores da Demonologia Revolucionária (Nero 2020). Com Andrea Cassini é o autor de Blackened: Fronteiras do pessimismo no Século 21(Aguaplano 2021).
E tudo isso na quinta-feira, 1º de julho de 2021, às 21h. Para assistir clique aqui: https://meet.jit.si/aut_aut
“Na primeira parte, reunimos vozes de estudiosos da filosofia que refletem sobre a relação entre pandemia e pensamento, com particular referência ao antropocentrismo, em uma fase histórica na qual o domínio humano sobre a natureza se revela em sua destrutividade triunfante (Filippi), às novas formas de poder cósmico (Kulesko) e aos desafios que o vírus coloca ao pensamento (Cimatti, Volpe). No segundo, convidamos sociólogos e antropólogos a refletir sobre as dimensões sociais e culturais do vírus: a propagação da incerteza (Dal Lago), o papel do vírus como revelação dos mecanismos de poder no mundo globalizado (Fassin), a ideia do fim do mundo que parece governar a cultura do capitalismo contemporâneo (Pandolfi) e a iconografia do vírus (Giordano). Finalmente, publicamos uma nota de um ilustre historiador da medicina, Giorgio Cosmacini, que fornece clareza lexical e conceitual sobre a ideia de pandemia na medicina e na opinião pública”(Da Aut Aut)
Aqui estão os artigos publicados na revista:
Prefácio [A.D.L., M.F.].
Massimo Filippi Um quase nada que não nos olha de novo
Felice Cimatti Pensando com o vírus
Claudio Kulesko O Zenith da Serpente Cósmica. Fúria telúrica, flagelos e pragas do Novo Leviatã
Antonio Volpe Agora só um vírus pode nos salvar?
Alessandro Dal Lago Notas sobre a Era da Incerteza
Didier Fassin Vida invisível na época da pandemia
Mariella Pandolfi Homo pandemicus: governando a precariedade?
Serena Giordano Covid na TV. Anúncios e propaganda no bloqueio
Giorgio Cosmacini Uma nota sobre medos e epidemias na história
INTERVENÇÕES
David Watkins Leitura que transborda para a escrita. Notas sobre a arte do pastiche
Edoardo Greblo Mudando a alma. A ortopedia moral do neoliberalismo
AO FINAL
Pier Aldo Rovatti Resposta a “Delo”
Fonte: https://ponte.noblogs.org/2021/2870/riflessioni-sulla-pandemia/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Casal de patos.
Mas o tanque é velho e a doninha
os vigia.
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!