
A editora Navarra Editorial Txalaparta e a produtora Friki Films de Barcelona têm um acordo desde o início do ano para transformar a vida de Lucio Urtubia em uma série de ficção.
Lucio Urtubia, pedreiro e militante anarquista espanhol exilado em Paris, colocou o próprio City Bank contra as cordas nos anos 80, falsificando cheques de viagem com placas de impressão dos quais ele foi o autor. Seu objetivo era levantar fundos para seu movimento político.
Segundo a editora e a produtora, “o legado de Lucio Urtubia chegará a todas as telas com a mesma riqueza, veracidade e força com que o ativista de navarro viveu sua trepidante vida”.
Urtubia se caracteriza por sua atividade clandestina em prol de grupos anarquistas internacionais e é considerado por parte da esquerda política como uma espécie de Robin Hood.
A família de Lucio Urtubia, Friki Films e Editorial Txalaparta, responsável por seu legado, consideram que, como o primeiro aniversário da morte de Urtubia está prestes a ser celebrado, “chegou a hora de justificar sua enorme figura e suas espetaculares e impressionantes realizações em formato audiovisual”. Uma história com grande projeção internacional que visa entreter e inspirar as novas gerações no valor da luta, dos direitos sociais e do trabalho”.
O próprio Urtubia escreveu ‘Mi utopía vivida’, enquanto Mikel Santos ‘Belatz’ assinou em 2018 uma novela gráfica sobre a vida do anarquista intitulada ‘El tesoro de Lucio’.
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/21/espanha-obituario-lucio-urtubia/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/21/franca-lucio-a-sombra-da-liberdade/
agência de notícias anarquistas-ana
Jasmineiro em flor.
Ciranda o luar na varanda.
Cheiro de calor.
Guilherme de Almeida
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?