
Encontro digital com Monica Soares e Rogério Nascimento | sábado, 10 de julho, às 19h
Foto de Andressa Santos
A p r e s e n t a ç ã o
O Grupo Rosas Periféricas é um grupo de teatro, que desenvolve suas pesquisas em São Paulo desde 2008. Artistas e educadores(as) periféricos(as), investigamos linguagens cênicas ancoradas em processos de criação em equipe. Nossos temas vêm do que ronda as periferias onde vivemos; a desigualdade social, o machismo, memória periférica, a feira livre e o tênis pendurado no fio elétrico. Temos uma sede no Parque São Rafael agora, onde realizamos encontros e ensaios. Também costumamos ensaiar na rua. O Grupo é cooperativado pela Cooperativa Paulista de Teatro.
Em nossa breve e brava trajetória temos Vênus de Aluguel, realizada em 2009 com direito a temporada no extinto Teatro X. No ano seguinte, A Mais Forte fez sua passagem pelo grupo e em 2012, o ato performativo Fêmea veio a público. Em 2013 entrou no ar a Rádio Popular da Criança, o primeiro espetáculo do grupo para o público infantil. Em 2015, a Rádio seguiu seu caminho e com o projeto Proac-ICMS passeamos por dez estações de trem da malha ferroviária paulista. Em 2014 realizamos o Cortejo Narrativas Submersas, a primeira parte da trilogia PARQUE SÃO RAFAEL. Este projeto foi fomentado pelo Programa VAI da Prefeitura de São Paulo, e em 2015 fomos novamente contemplados e realizamos o segundo ato dessa história, Lembranças do Quase Agora. Em 2016 realizamos o PROAC Primeiras Obras e passeamos com Narrativas Submersas por Mogi das Cruzes e Rubineia. Também encerramos a trilogia, com o capítulo final Labirinto Selvático, fomentado pelo Programa VAI II. Em 2017 tivemos algumas apresentações no SESC e também a I Mostra da Casa, que foi realizada na Casa de Cultura de São Rafael com o apoio do PROAC e com a organização do Grupo Rosas Periféricas. Também tivemos saraus e voltamos com Labirinto Selvático em nossa sede, além de participar da Ocupação Decolonialidade: Poéticas da Resistência no Teatro de Arena Eugênio Kusnet.
Em 2018 iniciamos com nossa Rádio Popular da Criança passeando pelas Fábricas de Cultura do Estado de SP.
Em 2019 estreamos o espetáculo Ladeira das Crianças – TeatroFunk em comemoração aos 10 anos de existência do Grupo, com o apoio do Programa VAI II da Secretaria Municipal de Cultura e atualmente estamos realizando o projeto Rosas Faz 10 Anos: Memórias de Um Teatro Maloqueiro através da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura, que prevê uma mostra de repertório desde o início do Grupo, somando a ações como saraus, oficinas e rodas de conversa sobre teatro e periferias.
>> Canal do CCS no YouTube:
www.youtube.com/centrodeculturasocial
FB: https://www.facebook.com/events/2984559638450998/?ref=newsfeed
agência de notícias anarquistas-ana
Insetos que cantam
parecem adivinhar
minha solidão…
Teruko Oda
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!