A seguinte declaração sobre a atual onda de protestos, confrontos com a polícia e saques em Cuba é da distro Cienfuegos, com sede na chamada Miami, Flórida. Postado originalmente em seu Instagram.
Neste momento histórico estamos com o povo cubano, El Pueblo, em desafio ao decrépito Estado cubano e sua violência. Esta ditadura de meia-tigela pertence e é controlada por uma liderança militar entrincheirada e burocratas do partido. Entre o bloqueio econômico do governo dos Estados Unidos a Cuba e seu governo corrupto – o povo cubano finalmente se cansou.
O corrupto estado cubano tem administrado um sistema autoritário capitalista de estado por muito tempo e exagerou com seu jogo. Este estado policial, juntamente aos apagões frequentes, a falta de alimentos e muitos bens básicos, os baixos salários, os preços altos e o recente aumento nos casos de Covid e mortes acenderam uma chama nas massas cubanas para finalmente se defenderem mais uma vez e se revoltarem por um futuro melhor e mais livre.
Esta é a primeira grande onda de revolta popular observada em décadas. Ela está varrendo a ilha e lembrando aos burocratas stalinistas empoeirados que o verdadeiro poder vem do povo. Das massas. Das classes trabalhadoras.
O verdadeiro poder e liberdade para a classe trabalhadora cubana não virão do estrangeiro, especialmente da intervenção dos EUA. Qualquer pessoa com o conhecimento mais básico da história cubana sabe disso. Não virá de corporações internacionais que vêm roubar a ilha para obter lucro. O verdadeiro poder e a liberdade não virão desses fósseis, dos burocratas do partido e de suas estruturas de estado autoritárias decadentes e antiquadas. A libertação e o poder de alcançá-la sempre fluirão de baixo para cima. Flui das massas trabalhadoras do povo cubano e de sua coragem revolucionária.
Este está perto dos corações do nosso coletivo. Todos nós temos família cubana, temos amigos e família na ilha, a pessoa que escreve isto é um cubano-americano. Somos anticapitalistas E antiautoritários. Estaremos sempre com os oprimidos e sua luta pela libertação, não importa onde neste mundo, mas especialmente quando a chama da revolta for acesa em casa. Cien fuegos más.
Por una humanidad libre!
Fonte: https://itsgoingdown.org/on-recent-cuban-unrest/
Tradução > abobrinha
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Jardim no inverno —
Um gato sem dono,
Defecando.
Shiki
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!