
A seguinte declaração sobre a atual onda de protestos, confrontos com a polícia e saques em Cuba é da distro Cienfuegos, com sede na chamada Miami, Flórida. Postado originalmente em seu Instagram.
Neste momento histórico estamos com o povo cubano, El Pueblo, em desafio ao decrépito Estado cubano e sua violência. Esta ditadura de meia-tigela pertence e é controlada por uma liderança militar entrincheirada e burocratas do partido. Entre o bloqueio econômico do governo dos Estados Unidos a Cuba e seu governo corrupto – o povo cubano finalmente se cansou.
O corrupto estado cubano tem administrado um sistema autoritário capitalista de estado por muito tempo e exagerou com seu jogo. Este estado policial, juntamente aos apagões frequentes, a falta de alimentos e muitos bens básicos, os baixos salários, os preços altos e o recente aumento nos casos de Covid e mortes acenderam uma chama nas massas cubanas para finalmente se defenderem mais uma vez e se revoltarem por um futuro melhor e mais livre.
Esta é a primeira grande onda de revolta popular observada em décadas. Ela está varrendo a ilha e lembrando aos burocratas stalinistas empoeirados que o verdadeiro poder vem do povo. Das massas. Das classes trabalhadoras.
O verdadeiro poder e liberdade para a classe trabalhadora cubana não virão do estrangeiro, especialmente da intervenção dos EUA. Qualquer pessoa com o conhecimento mais básico da história cubana sabe disso. Não virá de corporações internacionais que vêm roubar a ilha para obter lucro. O verdadeiro poder e a liberdade não virão desses fósseis, dos burocratas do partido e de suas estruturas de estado autoritárias decadentes e antiquadas. A libertação e o poder de alcançá-la sempre fluirão de baixo para cima. Flui das massas trabalhadoras do povo cubano e de sua coragem revolucionária.
Este está perto dos corações do nosso coletivo. Todos nós temos família cubana, temos amigos e família na ilha, a pessoa que escreve isto é um cubano-americano. Somos anticapitalistas E antiautoritários. Estaremos sempre com os oprimidos e sua luta pela libertação, não importa onde neste mundo, mas especialmente quando a chama da revolta for acesa em casa. Cien fuegos más.
Por una humanidad libre!
Fonte: https://itsgoingdown.org/on-recent-cuban-unrest/
Tradução > abobrinha
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Jardim no inverno —
Um gato sem dono,
Defecando.
Shiki
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!