Segunda Edição Expandida
Imagens, ideias e influência do anarquismo no cinema
Aclamado desde o seu lançamento inicial, “Film and the Anarchist Imagination” oferece o relato confiável de filmes com personagens e motivos anarquistas. Richard Porton investiga as muitas formas que os cineastas retrataram as longas tradições do anarquismo de agitação trabalhista e luta revolucionária. Embora reconheça as preferências do cinema por estereótipos anarquistas ridículos, ele se concentra nos filmes que, intencionalmente ou não, refletem ou até mesmo promovem a resistência no local de trabalho, pedagogia anarquista, auto-emancipação, e insurreição antiestatista. Porton vária da era do cinema mudo aos clássicos “Zéro de Conduite” e “Love and Anarchy” a filmes contemporâneos como “The Nothing Factory” enquanto envolve as obras de Jean Vigo, Jean-Luc Godard, Lina Wertmüller, Yvonne Rainer, Ken Loach, entre outros. Para essa segunda edição atualizada, Porton reflete sobre vários tópicos novos, incluindo os retratos negativos do anarquismo nos últimos vinte anos e a adoção contemporânea do pós-anarquismo.
“Tantos filmes do mainstream são, em última análise, propagandas: propagandas de consumismo, violência, relações de gêneros desatualizadas e do sistema capitalista. Esse livro nos lembra que filmes também podem ser rebeldes, não objetivando o fortalecimento, mas sim o enfraquecimento do status quo. Nesta versão atualizada de seu clássico original, Richard Porton traça a evolução das ideias anarquistas e suas influências na forma e conteúdo cinematográficos, explorando uma ampla variedade de trabalhos expressivos projetados para provocar, inspirar e incomodar. Uma celebração bem-vinda e atraente de um gênero subversivo e ainda em evolução.” – Astra Taylor, autora de The People’s Platform: Taking Back Power and Culture in the Digital Age (“A plataforma do povo: retomando o poder e a cultura na era digital”)
“Embora eu seja uma feminista, mas não identificada como anarcofeminista, o Film and the Anarchist Imagination de Richard Porton me inspirou a estudar os textos e filmes que ele analisa brilhantemente, até mesmo a revisitar os meus através de sua perspectiva única.” – Lizzie Borden
Elogios para a edição anterior:
“O estudo astuto e dedicado de Porton fornece um corretivo necessário aos filmes ‘ridiculamente nada sutis’ que reciclam estereótipos e meias-verdades.” – Catherine Saint Louis, Crítica Literária do New York Times.
Richard Porton é editor em Cineaste e lecionou cursos de cinema na College of Staten Island, Hunter College, Rutgers University, e New York University.
Film and the Anarchist Imagination
Segunda Edição Expandida
Autor: Richard Porton
Páginas: 352 páginas
Livro – $27,95
Ebook – $14,95
press.uillinois.edu
Tradução > Brulego
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
inútil, inútil
a forte chuva
mergulha no mar
Jack Kerouac
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…