[Espanha] Faz 100 anos | A injusta condenação de Sacco e Vanzetti

Finaliza o processo contra os imigrantes italianos Sacco e Vanzetti com uma resolução determinada pelos preconceitos políticos que os condena à cadeira elétrica

Por Teresa Amiguet | 13/07/2021

Um dos julgamentos mais parciais da história dos Estados Unidos acabou faz cem anos. Em 13 de julho de 1921, dois anarquistas de origem italiana, Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, foram condenados à cadeira elétrica por um roubo a mão armada com duplo assassinato no subúrbio de Boston, do qual eles não se reconheciam culpados.

Após a perseguição nos tribunais, mais de seis anos de alegações e recursos com dois processos repletos de provas mais que duvidosas e desamparo dos acusados. A notória animosidade do juiz responsável, Webster Thayer, que chegou a qualifica-los de “bolcheviques” contribuiu para transformar o processo em uma causa contra o anarquismo que tanto preocupava os conservadores da época.

Apesar da falta de provas definitivas, o veredito, muito influenciado pelo atentado de Wall Street de setembro de 1920, culminou com a execução de Sacco e Vanzetti em 27 de agosto de 1927.

A repercussão internacional do caso surpreendeu a todos: Sacco e Vanzetti, o “bom sapateiro” e o “pobre vendedor ambulante de pescado”, foram reivindicados com greves nos cinco continentes e ainda hoje são homenageados.

Por causa da celebração do quinquagésimo aniversário de sua execução, em 1977, o então governador do estado, o democrata Michael Dukakis, decretou que o 23 de agosto seria a partir de então o dia ‘Em memória de Sacco e Vanzetti’. ‘Não pretendemos determinar se foram culpados ou inocentes, mas sim recordar às pessoas civilizadas a constante necessidade de estarmos atentos contra nossos preconceitos, intolerância contra as ideias não ortodoxas e nossas falhas em defender os direitos das pessoas’, assinalou.

Fonte: https://www.lavanguardia.com/hemeroteca/20210713/7596500/sacco-y-vanzzetti-nicola-sacco-y-bartolomeo-vanzetti-juicios-anarquismo-estados-unidos.html

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

inverno
agasalhar as crianças
ficar mais velho

Alexandre Brito