[Cuba] Mensagem para a esquerda silenciosa

A esses que no mundo se dizem de esquerda e defendem o poder em Cuba, o que acontece com eles? Seriamente lhes funciona o olho esquerdo, o ouvido esquerdo, o lado esquerdo do cérebro e do peito?

O poder em Cuba é sinistro, sim, mas NÃO É de esquerda. O capitalismo monopolista de estado que há em Cuba, usa a palavra “socialismo” para sustentar uma ditadura classista que despreza os pobres.

O poder no país onde nasci e onde vivo, ordenou o combate entre irmãos, nas ruas, este 11 de julho. Mobilizou militares e “camisas negras” para defender suas lojas em moeda estrangeira, seus escritórios com ar condicionado, seus carros, suas mansões com piscina, seus cargos, seus privilégios. E mandaram um grupo de cubanos pobres para reprimir a outros cubanos que não tem nada, ou quase nada… o que não é o mesmo, mas é igual.

O poder nos cortou a Internet, nos jogou em caminhões, em patrulhas, nos prendeu às centenas (não há cifras oficiais) e logo saiu com o maior cinismo da história cubana a negar frente ao mundo uma explosão social sem precedentes no arquipélago, em quase 100 anos… de solidão.

Os cárceres de Cuba estão hoje repletos de jovens humildes que saíram para se rebelar contra a miséria e a falta de direitos. Não são marginais, são marginalizados. E estão ali golpeados, apinhados em celas. Não sei se tem máscaras contra o Covid, o que sei é que não tem esperanças.

Em Cuba não existe democracia. Nem socialista nem de nenhum outro tipo. No domingo passado fomos reprimidos selvagemente, inclusive os que condenamos o embargo/bloqueio e a ingerência, os que queremos resolver nossos assuntos de forma soberana. Viram os vídeos? Conheço um jovem socialista que foi golpeado e levado ao cárcere. E sei que sua mãe socialista teve bolhas nos pés procurando-o durante dias sem saber onde estava. Como é possível guardar silêncio ante estes abusos?

Cuba é mais complexa que uma Havana colonial semidestruída onde passeias em um conversível com um charuto na boca, uma mulata e uma camiseta do Che. Não é tão elementar como é a lenda épica do pequeno país enfrentando o império. Amadureçamos! Aos Estados Unidos não interessa mandar suas tropas a este país, não temos petróleo! O disparate da anexação é um assunto do Século XIX. Os burocratas, os burgueses com boinas bolcheviques e os tão pensantes de Cuba lhe venderam uma novela que nada tem a ver com a realidade deste país.

A grande maioria de meus amigos já se foi de Cuba. Fugiram. E a quase totalidade dos amigos lhes embrulha o estômago quando escutam a palavra ESQUERDA. Creia-me, não é um efeito colateral produzido comendo no McDonald’s ou bebendo uma Coca-Cola. Meus amigos, quando escutam a palavra “esquerda”, recordam o sistema falido, controlador, ineficiente, corrupto, simulador, machista, vigilante… que os fez lançarem-se em balsas a um mar repleto de tubarões, que os fez atravessarem as selvas centroamericanas buscando LIBERDADE.

Se as duas palavras (esquerda e liberdade) não podem viver juntas, então tanto faz romper as cordas vocais gritando justiça social ou progresso, com bandeiras e punhos levantados.

Quem depois do 11 de julho de 2021 seguir acreditando que Cuba é uma “democracia de esquerda”, perdoe-me, mas sofre gravemente de cegueira social e dislexia política.

Um abraço.

E.G.A.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/16/escrito-de-um-anarquista-cubano-depois-das-manifestacoes-em-cuba/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/15/eua-consideracoes-sobre-a-rebeliao-em-cuba/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/14/eua-declaracao-da-distro-cienfuegos-sobre-os-recentes-protestos-cubanos/

agência de notícias anarquistas-ana

Nesta noite
ninguém pode deitar-se:
lua cheia.

Matsuo Bashô