
O jovem ator, poeta performático, ativista cultural comunitário Alexander Diego Gil foi preso e está em perigo de julgamento sumário em massa.
Neste momento o amado por muitos Ale, graduado pela Universidade das Artes, está preso há 9 dias na prisão de 100 y Aldabó. Ele foi preso aleatoriamente no domingo 11 de julho, quando estava com sua namorada Luna, atriz de teatro de bonecos, e três colegas italianos que trabalhavam com eles em um documentário sobre o trabalho de representação de Ale e sua relação com o rio Ariguanabo.
Alexander Diego Gil é um criador multifacetado de alta e telúrica criatividade, que se tornou visível no concerto poético-musical em homenagem ao nosso poeta José Lezama Lima, junto com Pepe Gavilondo e o fabuloso coletivo musical EIH, com quem Ale trouxe ao palco do Museu Nacional de Belas Artes, toda a imensidão da obra de Lezama Lima, mas também os grandes talentos expressivos de Alexander.
Em San Antonio de los Baños, onde Ale vive e trabalha, ele sustenta uma experiência teatral única e multicriativa, acompanhada por um espaço de ensino aclamado para crianças e adolescentes de grande impacto pedagógico na Casa de Cultura daquela localidade.
Ale é um ativista ambiental persistente pela defesa do rio Ariguanabo de San Antonio e o chamado de consciência desde a arte da relação unívoca rio-sociedade. Sua obra teatral e poética tem sido muito marcada por esta realidade.
Alexander Diego Gil é também um indivíduo de luz, filho do proletariado de origem africana neste país, dos estratos populares mais humildes, comprometido com a vontade de outros amigos de dar conteúdos existenciais, experienciais e fraternos às palavras “revolução” ou “socialismo”.
Alexander Diego, com sua juventude, tem sido um grande promotor de comunidade e revitalizador de sonhos, acima de todos os bloqueios geopolíticos e locais que vivemos em Cuba.
Impeçamos com nossa vontade unida e serena que a máquina trituradora e cega da justiça oficial cubana não destrua a vida deste irmão. Evitemos que a poesia, a beleza e a fraternidade que Ale dá ao mundo não seja devolvida a ele em impunidade e terror para ele e sua família. LIBERDADE JÁ PARA ALEXANDER DIEGO GIL!!!
M.S.
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/15/eua-consideracoes-sobre-a-rebeliao-em-cuba/
agência de notícias anarquistas-ana
Quietude —
O barulho do pássaro
Pisando folhas secas.
Ryûshi
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!