O jovem ator, poeta performático, ativista cultural comunitário Alexander Diego Gil foi preso e está em perigo de julgamento sumário em massa.
Neste momento o amado por muitos Ale, graduado pela Universidade das Artes, está preso há 9 dias na prisão de 100 y Aldabó. Ele foi preso aleatoriamente no domingo 11 de julho, quando estava com sua namorada Luna, atriz de teatro de bonecos, e três colegas italianos que trabalhavam com eles em um documentário sobre o trabalho de representação de Ale e sua relação com o rio Ariguanabo.
Alexander Diego Gil é um criador multifacetado de alta e telúrica criatividade, que se tornou visível no concerto poético-musical em homenagem ao nosso poeta José Lezama Lima, junto com Pepe Gavilondo e o fabuloso coletivo musical EIH, com quem Ale trouxe ao palco do Museu Nacional de Belas Artes, toda a imensidão da obra de Lezama Lima, mas também os grandes talentos expressivos de Alexander.
Em San Antonio de los Baños, onde Ale vive e trabalha, ele sustenta uma experiência teatral única e multicriativa, acompanhada por um espaço de ensino aclamado para crianças e adolescentes de grande impacto pedagógico na Casa de Cultura daquela localidade.
Ale é um ativista ambiental persistente pela defesa do rio Ariguanabo de San Antonio e o chamado de consciência desde a arte da relação unívoca rio-sociedade. Sua obra teatral e poética tem sido muito marcada por esta realidade.
Alexander Diego Gil é também um indivíduo de luz, filho do proletariado de origem africana neste país, dos estratos populares mais humildes, comprometido com a vontade de outros amigos de dar conteúdos existenciais, experienciais e fraternos às palavras “revolução” ou “socialismo”.
Alexander Diego, com sua juventude, tem sido um grande promotor de comunidade e revitalizador de sonhos, acima de todos os bloqueios geopolíticos e locais que vivemos em Cuba.
Impeçamos com nossa vontade unida e serena que a máquina trituradora e cega da justiça oficial cubana não destrua a vida deste irmão. Evitemos que a poesia, a beleza e a fraternidade que Ale dá ao mundo não seja devolvida a ele em impunidade e terror para ele e sua família. LIBERDADE JÁ PARA ALEXANDER DIEGO GIL!!!
M.S.
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/15/eua-consideracoes-sobre-a-rebeliao-em-cuba/
agência de notícias anarquistas-ana
Quietude —
O barulho do pássaro
Pisando folhas secas.
Ryûshi
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!