[Irlanda do Norte] Protesto na prisão: a discriminação tem que acabar

Membros do Incarcerated Workers Organising Committee  (comitê organizador de trabalhadores encarcerados) e membros da família Wootton se reuniram nesta tarde (18/07) em protesto a respeito do tratamento dirigido ao prisioneiro [anarquista] John Paul Wootton e do erro judiciário enfrentado por ele.

O protesto se deu do lado de fora da prisão Maghaberry, na periferia de Belfast como parte de um esforço para chamar a atenção acerca das discriminações que o prisioneiro político John Paul Wootton vem sofrendo.

Atualmente, John Paul está lutando contra um insucesso em curso da campanha de justiça junto com Brendan McConville, como parte do Craignavon Two.

Muitos membros da Industrial Workers of the World (IWW) se reuniram com familiares e parentes de John Paul nos portões de Maghaberry. Enquanto isso, uma carta de protesto foi entregue à prisão pela mãe de John Paul, Sharon Wootton.

Um porta voz da IWW Irlanda disse: “Nós estamos aqui hoje para dar nossa voz e solidariedade pelo nosso companheiro trabalhador John Paul, neste momento em que ele continua a enfrentar discriminação nas mãos do Estado, que já o havia encarcerado injustamente. Como se eles não tivessem sofrido o suficiente ao serem condenados por crimes que não cometeram, John Paul tem continuamente enfrentado ataques contra ele, vindos de um sistema que o mantém prisioneiro, apesar de saberem que tanto John quanto Brendan são homens inocentes. Nós ecoamos o chamado das famílias aqui hoje para exigir o fim da discriminação dirigida a ele.”

“Para nós, enquanto sindicato, é sempre relevante destacar que não importa quanta repressão haja, não importa quanto eles nos alcancem, a solidariedade da classe trabalhadora sempre vencerá.”

Em declaração publicada em nome da família Wootton, durante a ação de hoje, lê-se:

Hoje, no dia 18 de julho, a família Wootton, apoiada pelo sindicato Industrial Workers of the World (IWW), iniciou um pequeno protesto do lado de fora dos portões da prisão Maghaberry. Nosso objetivo era demonstrar solidariedade e amor a John Paul e pedir pelo fim da discriminação a qual ele vem sendo submetido pelas autoridades da prisão.

Muitas oportunidades disponíveis para outros prisioneiros, foram negadas a John Paul através dos últimos anos. Além disso, ele sofreu restrições muito mais duras do que aquelas sofridas pelos demais. Recentemente, nos envolvemos com uma campanha para pressionar e chegar até pessoas influentes, em uma tentativa de melhorar a situação.

Infelizmente, apesar dos melhores esforços, as questões permanecem por resolver. Na visão de John Paul, muitos dos problemas que ele encara poderiam ser resolvidos pela sua transferência para a prisão Magilligan. No entanto, apesar de John Paul cumprir todos os critérios dos serviços da prisão, ele ainda é mantido em Maghaberry.

John Paul se candidatou para a transferência pela primeira vez há dois anos, mas o atual serviço tem constantemente prevaricado, parado e, em algumas vezes, até completamente ignorado o seu pedido. Dois anos é muito tempo, especialmente considerando que para os demais, este processo ocorre em questão de semanas.

Este é um caso de nítida discriminação e nós não vamos aceitar em silêncio. Nós estamos dispostos a continuar apoiando John Paul e sua luta por justiça da mesma maneira que temos feito há mais de doze anos. Continuaremos a luta até que ele esteja livre e totalmente absolvido. Nós também faremos todos os esforços para garantir que ele seja tratado adequadamente enquanto estiver detido pelo Estado. Nós decidimos não publicar um chamado por ajuda nessa situação, evitando, assim, aglomerações. Isso se deu por conta da ameça da do COVID-19, mas não descartamos a possibilidade no futuro.

Família Wootton

Você pode mandar uma carta de solidariedade para John Paul diretamente para ele através do seguinte endereço:

John Paul Wootton Maghaberry Prison Davis House Old Road, Upper Ballinderry BT28 2PT, Ireland

Fonte (mais fotos): https://www.onebigunion.ie/post/prison-protest-discrimination-has-to-end?fbclid=IwAR3_95dSCTKtdYj2lFnuWNxDLvpDh3a_bPc_yJxYegTNFKwqySpjO22EyuI

Tradução > Calinhs

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/10/irlanda-do-norte-prisioneiro-anarquista-irlandes-completa-30-anos-encarcerado-injustamente/

agência de notícias anarquistas-ana

Cavalos de escamas,
em meio às algas marinhas,
escondem segredos.

Urhacy Faustino