
Reedição do romance histórico dedicado às lutas sindicais em Barcelona: “1907” por Fulvio Caporale
O romance histórico tem uma força surpreendente, pois ainda hoje arrasta milhões de leitores para histórias que têm um encanto antigo e que muitos talvez só tenham desnatado na escola, mas que encontram no romance, na narração de uma história inventada dentro de um contexto que realmente aconteceu. Obviamente, é sempre uma ideia que, empurrada por uma narrativa convincente, invade a mente e o coração do leitor.
No livro “1907” de Fulvio Caporale, Edições Montag, há uma ideia importante: a amizade e o amor de três personagens que influenciam a História, os ideais, a política, a luta sindical e os tremendos abusos do poder econômico que destroem toda esperança sem deixar um rastro e memória de suas vítimas. Três personagens determinados a realizar seus sonhos e seus projetos se encontram por causa das circunstâncias históricas que estão moldando Barcelona, uma cidade dinâmica onde a indústria, o capitalismo e o empreendedorismo estão tendo um sucesso inesperado esmagando os direitos dos trabalhadores e empregando mulheres, homens e crianças em um inferno de trabalho sem esperança e perspectivas. Todos os três personagens, Luca, Pablo e Luna querem derrotar essas injustiças, mas cada um deles o faz seguindo seu próprio caráter, sua inteligência e, acima de tudo, seu coração. E assim a História entra na vida das pessoas, transformando seu destino.
Em “1907”, um pequeno romance de 75 páginas, muitas coisas acontecem e os eventos se sucedem rapidamente, transformando a vida das pessoas em virtude de suas escolhas.
Desta forma, o romance histórico torna-se uma forma emocionante de leitura na qual o contexto molda os personagens e a visão, os ideais e os personagens dos protagonistas mudam o sabor da história e das histórias.
Francesco Massa
“1907” por Fulvio Caporale.
Publicado por Editions Montag.
Ano 2021
Páginas 75
Preço 13,00 euros
Fonte: https://www.anarkismo.net/article/32341
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Este caminho!
sem ninguém nele,
escuridão de outono.
Matsuo Bashô
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!