[Itália] A história de um ideal

Reedição do romance histórico dedicado às lutas sindicais em Barcelona: “1907” por Fulvio Caporale

O romance histórico tem uma força surpreendente, pois ainda hoje arrasta milhões de leitores para histórias que têm um encanto antigo e que muitos talvez só tenham desnatado na escola, mas que encontram no romance, na narração de uma história inventada dentro de um contexto que realmente aconteceu. Obviamente, é sempre uma ideia que, empurrada por uma narrativa convincente, invade a mente e o coração do leitor.

No livro “1907” de Fulvio Caporale, Edições Montag, há uma ideia importante: a amizade e o amor de três personagens que influenciam a História, os ideais, a política, a luta sindical e os tremendos abusos do poder econômico que destroem toda esperança sem deixar um rastro e memória de suas vítimas. Três personagens determinados a realizar seus sonhos e seus projetos se encontram por causa das circunstâncias históricas que estão moldando Barcelona, uma cidade dinâmica onde a indústria, o capitalismo e o empreendedorismo estão tendo um sucesso inesperado esmagando os direitos dos trabalhadores e empregando mulheres, homens e crianças em um inferno de trabalho sem esperança e perspectivas. Todos os três personagens, Luca, Pablo e Luna querem derrotar essas injustiças, mas cada um deles o faz seguindo seu próprio caráter, sua inteligência e, acima de tudo, seu coração. E assim a História entra na vida das pessoas, transformando seu destino.

Em “1907”, um pequeno romance de 75 páginas, muitas coisas acontecem e os eventos se sucedem rapidamente, transformando a vida das pessoas em virtude de suas escolhas.

Desta forma, o romance histórico torna-se uma forma emocionante de leitura na qual o contexto molda os personagens e a visão, os ideais e os personagens dos protagonistas mudam o sabor da história e das histórias.

Francesco Massa

“1907” por Fulvio Caporale.

Publicado por Editions Montag.

Ano 2021

Páginas 75

Preço 13,00 euros

edizionimontag.it

Fonte: https://www.anarkismo.net/article/32341

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Este caminho!
sem ninguém nele,
escuridão de outono.

Matsuo Bashô