[Equador] Outras Economias. Cinco Experiências de Autonomia e Autogestão

7 de agosto na Casa Mitomana. | Uma atividade sobre práticas de Autogestão e Autonomia. | Cinco Experiências que se aprofundam em uma metodologia específica de seu caminho coletivo em direção à Autogestão. | Convida Gatitxs en el Techo

Autogestão como conceito político e não como estratégia econômica!

• Podemos adotar a interpretação do capital e equiparar autofinanciamento com autogestão, ou podemos reconhecer a existência de experiências que conseguiram construir e dar vida aos processos coletivos em autonomia.

• A Red Agroecológica del Austro é uma organização camponesa do Equador, composta principalmente por mulheres que cultivam a terra usando métodos ancestrais.

Eles agora o chamam de orgânico e agroecológico é o conceito que o reivindica. É uma organização que possui mais de 50 fazendas familiares e que, em seus mais de 12 anos de existência, conseguiu botar sobre a mesa a questão da soberania alimentar e da liberdade de sementes.

Em aliança com Tatta Rodriguez, uma companheira que faz parte da rede e através de seu projeto Pukushka y la Chichería, dão vida a uma das feiras que acontecem na cidade de Cuenca-Equador. Uma de suas estratégias para sustentar pequenas economias que vêem e sentem a terra como companheira.

• La Kolmena, um projeto que começou como uma escola cooperativa de permacultura e durante a revolta social no Chile, começou a levantar panelas comuns em diferentes partes de Santiago.

Hoje eles estão abrindo o primeiro supermercado cooperativo no Cone Sul: Vegano, a Granel e com o Banco do Tempo.

Este último conceito faz parte do suporte metodológico que lhes permite estabelecer um sistema de intercâmbio comunitário, onde o conhecimento, produtos e serviços interagem sob uma estratégia de acesso ético e autogestivo.

• La Osa é um supermercado cooperativo e agroecológico na cidade de Madrid, uma experiência urbana e comunitária que visa criar um espaço participativo que permita àqueles que se sentem parecidos com o cooperativismo adquirir alimentos sustentáveis e acessíveis, priorizando outras relações éticas que não o mercado: práticas inclusivas e solidárias aos membros da cooperativa com deficiência ou situação de difícil acesso, por exemplo, ou apoiando os produtores locais com base no conceito de preços justos.

• Cecosesola é uma cooperativa de cooperativas com 54 anos de experiência, que realiza uma metodologia descentralizada horizontal e longe dos centros políticos de poder.

Com 1300 pessoas participando atualmente, eles começaram com uma coleta fúnebre e hoje têm um centro de saúde.

Na cidade de Barquisimeto, três gerações são criadas a partir da individualidade coletiva, diluindo as hierarquias.

• Komedor Vegetariano. Uma experiência de uma cooperativa de Apoio Mútuo na cidade de Valparaíso.

Um projeto de comedor, fanzinoteca e centro social.

Estratégias vinculativas para a resolução de conflitos e tomada de decisões. A democracia do voto transborda em face da prática horizontal.

FB: https://www.facebook.com/events/774298869912556/?notif_t=plan_user_invited&notif_id=1628283126019791

agência de notícias anarquistas-ana

Girassol na tarde
se curva em reverência:
o sol se vai.

Anibal Beça