
No contexto da “Semana de Luta contra Burger King Spain, de 2 a 8 de agosto” e assim como em outros pontos do estado, a CNT-AIT realizou um Piquete no Burger King de Torrelavega em 5 de agosto passado. Ao piquete se uniram companheiros do Banco Obreiro de Alimentos e individualidades.
Para conhecer mais sobre o conflito anarcossindicalista contra Burger King iniciado desde o Sindicato de Ofícios Vários de Albacete da CNT-AIT, podes ler suas próprias palavras em seguida.
Burger King Explora, despede e não respeita os direitos dos trabalhadores/as.
Desde o Sindicato de Ofícios Vários de Albacete da CNT-AIT se convoca uma Semana de Luta a nível nacional contra Burger King de 2 a 8 de agosto, pela violação sistemática pela empresa dos direitos de seu pessoal.
A política de não cumprimento das condições de trabalho e violação de direitos fundamentais se traduziu em várias denúncias apresentadas à Inspeção de Trabalho e Segurança Social por suas trabalhadoras e trabalhadores, que possibilitaram diversas sanções econômicas à empresa. Segundo a documentação da qual dispomos, a Inspeção de Trabalho sancionou a empresa em 14.000 euros somente em Albacete, por não cumprimento relacionado com irregularidades no registro horário do pessoal, violação de direito à informação dos trabalhadores e violação do direito à intimidade e à própria imagem.
A parte de algumas destas questões que também foram denunciadas pela CNT-AIT, nosso sindicato denuncia que a empresa durante 2020 não aplicou o aumento salarial que correspondia em relação ao Salário Mínimo Inter profissional, aumentando quantidades a todas as suas trabalhadoras e trabalhadores. Motivo pelo qual um companheiro de nosso sindicato apresentou uma demanda por demissão e uma reivindicação de quantidades contra a empresa.
Outro dos extremos de nossa denúncia é a contratação em fraude de lei que utiliza a empresa em seus estabelecimentos para abusar da contratação temporal e não gerar relações laborais indefinidas ou contratos em jornada completa. Atividade que em alguns centros de trabalho deveriam cobrir-se com contratos indefinidos fixos descontínuos ou diretamente indefinidos.
Ao mesmo tempo em que utilizam contratos de jornada em tempo parcial para superar os limites legais estabelecidos.
A empresa sendo conhecedora disto se encarregou desde Madrid de encobrir todas estas irregularidades com pagamentos falseados onde a empresa esconde horas extras ou horas complementares ilegais, sob o conceito de Plus de Produtividade, com o fim de maquiar a jornada em fraude de lei.
Concretamente e no caso de nosso companheiro, o julgamento será no próximo mês de setembro, aonde irá principalmente provar a contratação em fraude de lei e o abuso que a empresa aplica sobre os contratos temporários na maioria dos estabelecimentos da empresa, assim como a demissão de nosso companheiro e os não pagamentos salariais.
A defesa legal da empresa, com o fim de resolver o conflito, se dirigiu a nosso sindicato e nos propôs o reconhecimento de todas as quantidades devidas (diferenças salariais, não pagamento de plus), e melhora da indenização, o que reconheceria parcialmente o Fim de Contrato como uma demissão improcedente e não como uma extinção da relação laboral de caráter temporário. No entanto, nossa intenção é demostrar que a política de contratação de Burger King é a contratação em fraude de lei.
Desde as fileiras do anarcossindicalismo fazemos um chamado a todas e todos os trabalhadores de Burger King para que se organizem e defendam seus direitos frente à empresa, mediante a assembleia, o apoio mútuo e a ação direta, contra as Eleições Sindicais, os Comitês de Empresa, os liberados sindicais e as subvenções.
BURGER KING EXPLORA, DEMITE E NÃO RESPEITA OS DIREITOS DOS/AS TRABALHADORES/AS
Fonte: https://www.briega.org/es/noticias/piquete-cnt-ait-torrelavega-semana-lucha-contra-burger-king
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
um gato perdido
olha pela janela
da casa vazia
Jeanette Stace
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?