[Espanha] Piquete CNT-AIT em Torrelavega na semana de luta contra Burger King

No contexto da “Semana de Luta contra Burger King Spain, de 2 a 8 de agosto” e assim como em outros pontos do estado, a CNT-AIT realizou um Piquete no Burger King de Torrelavega em 5 de agosto passado. Ao piquete se uniram companheiros do Banco Obreiro de Alimentos e individualidades.

Para conhecer mais sobre o conflito anarcossindicalista contra Burger King iniciado desde o Sindicato de Ofícios Vários de Albacete da CNT-AIT, podes ler suas próprias palavras em seguida.

Burger King Explora, despede e não respeita os direitos dos trabalhadores/as.

Desde o Sindicato de Ofícios Vários de Albacete da CNT-AIT se convoca uma Semana de Luta a nível nacional contra Burger King de 2 a 8 de agosto, pela violação sistemática pela empresa dos direitos de seu pessoal.

A política de não cumprimento das condições de trabalho e violação de direitos fundamentais se traduziu em várias denúncias apresentadas à Inspeção de Trabalho e Segurança Social por suas trabalhadoras e trabalhadores, que possibilitaram diversas sanções econômicas à empresa. Segundo a documentação da qual dispomos, a Inspeção de Trabalho sancionou a empresa em 14.000 euros somente em Albacete, por não cumprimento relacionado com irregularidades no registro horário do pessoal, violação de direito à informação dos trabalhadores e violação do direito à intimidade e à própria imagem.

A parte de algumas destas questões que também foram denunciadas pela CNT-AIT, nosso sindicato denuncia que a empresa durante 2020 não aplicou o aumento salarial que correspondia em relação ao Salário Mínimo Inter profissional, aumentando quantidades a todas as suas trabalhadoras e trabalhadores. Motivo pelo qual um companheiro de nosso sindicato apresentou uma demanda por demissão e uma reivindicação de quantidades contra a empresa.

Outro dos extremos de nossa denúncia é a contratação em fraude de lei que utiliza a empresa em seus estabelecimentos para abusar da contratação temporal e não gerar relações laborais indefinidas ou contratos em jornada completa. Atividade que em alguns centros de trabalho deveriam cobrir-se com contratos indefinidos fixos descontínuos ou diretamente indefinidos.

Ao mesmo tempo em que utilizam contratos de jornada em tempo parcial para superar os limites legais estabelecidos.

A empresa sendo conhecedora disto se encarregou desde Madrid de encobrir todas estas irregularidades com pagamentos falseados onde a empresa esconde horas extras ou horas complementares ilegais, sob o conceito de Plus de Produtividade, com o fim de maquiar a jornada em fraude de lei.

Concretamente e no caso de nosso companheiro, o julgamento será no próximo mês de setembro, aonde irá principalmente provar a contratação em fraude de lei e o abuso que a empresa aplica sobre os contratos temporários na maioria dos estabelecimentos da empresa, assim como a demissão de nosso companheiro e os não pagamentos salariais.

A defesa legal da empresa, com o fim de resolver o conflito, se dirigiu a nosso sindicato e nos propôs o reconhecimento de todas as quantidades devidas (diferenças salariais, não pagamento de plus), e melhora da indenização, o que reconheceria parcialmente o Fim de Contrato como uma demissão improcedente e não como uma extinção da relação laboral de caráter temporário. No entanto, nossa intenção é demostrar que a política de contratação de Burger King é a contratação em fraude de lei.

Desde as fileiras do anarcossindicalismo fazemos um chamado a todas e todos os trabalhadores de Burger King para que se organizem e defendam seus direitos frente à empresa, mediante a assembleia, o apoio mútuo e a ação direta, contra as Eleições Sindicais, os Comitês de Empresa, os liberados sindicais e as subvenções.

BURGER KING EXPLORA, DEMITE E NÃO RESPEITA OS DIREITOS DOS/AS TRABALHADORES/AS

Fonte: https://www.briega.org/es/noticias/piquete-cnt-ait-torrelavega-semana-lucha-contra-burger-king

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

um gato perdido
olha pela janela
da casa vazia

Jeanette Stace