[Espanha] Por um encontro anarquista e/ou libertário em 2021

Hoje estabilizado o conflito social e esquecido o questionamento mesmo das bases do sistema capitalista pelas massas sociais.

Hoje quando os sistemas de proteção social se deterioram, privatizam e desmantelam, e se restringe seu acesso aos mais desfavorecidos, de forma que a assistência sanitária de qualidade já não está garantida.

Hoje quando o acesso a uma educação formal, desde faz muito desvalorizada, já não garante mobilidade social de nenhum tipo, em suma, o acesso a um trabalho precário.

Hoje quando a crise energética e ambiental não fez mais do que agudizar-se pela manutenção do perdulário modelo de produção e consumo imperante.

Hoje quando as “classes medias” intuem sua progressiva proletarização, quando o espaço de exclusão aumenta para jovens e imigrantes em paralelo com os trabalhadores precários ou sem emprego.

Etc…

Neste cenário é onde surgiram movimentos e partidos que tratam de ocultar que o problema é o próprio sistema enquanto os grupos libertários e/ou anarquistas, antagônicos ao sistema capitalista, a maioria das vezes atuamos de costas uns aos outros.

Ante esta situação, conscientes da imperiosa necessidade e do crescente interesse existente por encontrar pontos de colaboração entre estes diversos grupos, coletivos e indivíduos que nos movemos à margem das propostas de colaboração institucional, fazemos um enésimo chamado para um encontro onde debater as possibilidades de organização e/ou coordenação.

Dado que partimos de realidades muito diferentes, e de que o capitalismo já impregna todos os espaços vitais devemos recobrar a humildade, reconhecer que ninguém tem a verdade nem a resposta para tudo, separar as diferenças e propormos como obrigação o imenso, mas gratificante trabalho de construir um espaço de encontro, partindo das experiências já existentes, com as contribuições de todas as pessoas que estamos na luta diária.

A obrigação de consegui-lo é imperiosa, ninguém sobra e todas fazemos falta.

ateneolibertariocarabanchellatina.wordpress.com

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

A velha ponte –
No pó ajuntado entre as tábuas,
Brota o capim.

Paulo Franchetti