[Espanha] A vida do pedreiro e ladrão anarquista Lucio Urtubia é um filme da Netflix

Javier Ruiz Caldera filma desde esta segunda-feira ‘Un hombre de acción’ [Um homem de ação, em tradução livre], em que Juan José Ballesta dá vida ao falsificador que pôs em xeque ao First National City Bank

Por Oskar Belategui | 11/09/2021

A vida de Lucio Urtubia (Cascante,Navarra, Espanha, 1931 – Paris, França, 2020) dá para muitos filmes. Aitor Arregi e Jose Mari Goenagam os diretores de ‘Loreak’ y ‘Handia’, mostraram ao mundo em um documentário em 2007 este pedreiro anarquista que cometeu assaltos, se introduziu no contrabando e pôs contra as cordas o poderoso First National City Bank, mediante a falsificação massiva de cheques de viagem. Urtubia discutiu sobre estratégias com Che Guevara, conversou com André Breton e Albert Camus, e ajudou Eldridge Cleaver, líder dos Panteras Negras. E tudo isso sem faltar um dia ao andaime.

A história de como um azulejista quase analfabeto se converteu no criminoso mais procurado nos anos 80 salta agora para o cinema das mãos de Netflix, que confiou em Javier Ruiz Caldera para dirigir ‘Un hombre de acción’, que nesta segunda-feira começa sua filmagem de dez semanas entre Galícia, Catalunha e Paris, onde Urtubia viveu desde que escapou para a França, em 1954. Juan José Ballesta, o inesquecível protagonista de ‘El Bola’, dará vida ao anarquista navarro em um filme de ficção inspirado livremente na vida de Urtubia.

“A vida de Lucio Urtubia, um anarquista, assaltante e falsificador, mas sobretudo, como ele se definia, pedreiro, é um material espetacular para fazer um filme”, afirma Ruiz Caldera, diretor de sucessos de bilheteria como ‘3 bodas de más’, ‘Anacleto: agente secreto’ e ‘Superlópez’.

“Estamos tão acostumados a ver suspenses policiais onde os protagonistas são ladrões com chapéus cheios de glamour, que ver Lucio, um experiente pedreiro, com as mãos sujas de gesso e tinta, como líder de um grupo que pôs em xeque o banco mais poderoso do mundo, é algo do mais refrescante e original. É a história da pulga contra o elefante, de Davi contra Golias. Foram escritos livros e rodado documentários sobre ele, inclusive uma história em quadrinhos. Agora, é chegado o momento de fazer o filme inspirado nessa grande aventura que foi a vida de Lucio Urtubia”.

‘Minha utopia vivida’

Urtubia assaltou, sequestrou e praticou o contrabando sempre em defesa de seus ideais. Ele preferia falar de “expropriações”. Seu maior golpe foi a falsificação de 20 milhões de dólares em cheques de viagem do  First National City Bank em 1980, o que esteve a ponto de levar o banco à falência.

Com os ganhos obtidos, financiou Motoneros [organização guerrilheira marxista na Argentina], Tupamaros [organização guerrilheira marxista-leninista no Uruguai] e outras pessoas revolucionárias.

Foi preso, e passou seis meses atrás das grades; Depois, viriam mais ordens internacionais de busca, incluindo da CIA. E histórias como o frustrado sequestro do nazista Klaus Barbie na Bolívia, sua mediação no sequestro do deputado Javier Rupérez pelo ETA…

‘La Revolución por el tejado’ [A Revolução pelo telhado] e ‘Mi utopía vivida’ [Minha utopia vivida] são os títulos dos livros das memórias deste ‘Robin Hood navarro’, cujo lar parisiense acolheu a todo tipo de pessoas exiladas, desde etarras a pessoas membras da CNT. Todas essas peripécias foram contadas no documentário ‘Lucio’, que Ruiz Caldera esteve muito presente. “É maravilhoso, aí se pode aproveitar da avassaladora personalidade de Lucio. Fora isso, nos baseamos em toda a informação recolhida nas entrevistas que Lucio concedeu, em testemunhos e em sua autobiografia. Além do mais, Patxi Amezcua, o roteirista, teve alguns encontros com ele para poder construir nossa história. É um filme inspirado em sua vida, com muita ação, aventura, emoção e senso de humor”.

‘Un hombre de acción’ transcorre durante cinco décadas, dos anos 40 aos 80. Detrás do filme estão os produtores Edmon Roch e Javier Ugarte, responsáveis por títulos como ‘El Niño’ [O Menino], ‘Celda 211’ [Cela 211] e ‘8 apellidos vascos’ [8 sobrenomes bascos].

O filme poderá ser uma ruptura na filmografia do diretor de ‘Promoción fantasma’ [Promoção fantasma] e ‘Spanish Movie’ [Filme espanhol], que considera este projeto “muito atraente” para se deixar passar. “Espero que minha tendência natural à comédia não prejudique o filme e sirva para dar ao personagem o carisma e o senso de humor que merece”, declarou.

Fonte: https://www.elcorreo.com/butaca/en-rodaje/vida-albanil-ladron-20210911090543-ntrc.html?fbclid=IwAR1APmRphwPWgdKDXqsj0LK3gXTPnjVYf66FG2NLFHIToA3fP8_vVF-onYM

Tradução > Caninana

agência de notícias anarquistas-ana

A tranqüilidade
De andar sozinho,
Divertir-se sozinho.

Shiki