Vindos de todos os cantos do Império, os anarquistas – russos, judeus, ucranianos, poloneses e georgianos – estavam na linha de frente contra a autocracia czarista e depois contra o regime bolchevique. Teóricos e ativistas, idealistas ou pragmáticos, propagandistas, sindicalistas, pacifistas ou terroristas, pagaram caro, muitas vezes com a vida, por sua busca frenética por liberdade e justiça social.
Nesta obra de referência, Paul Avrich (1931-2006), historiador e professor do Queen’s College de Nova York, revela uma parte pouco conhecida da história russa, analisando o papel desempenhado pelo movimento anarquista desde seu surgimento na segunda metade do século. Século 19 até sua aniquilação no final da Revolução de Outubro.
Exterminados pelos comunistas, esquecidos pela historiografia tanto marxista quanto liberal, os anarquistas russos, graças a este livro, recuperam seu lugar de direito na história da luta dos oprimidos por sua emancipação.
“Corajosamente e com orgulho subiremos no cadafalso, dando a vocês um olhar desafiador. Nossa morte, como uma chama ardente, incendiará corações. Morreremos vitoriosos. Então em frente! Nossa morte será nosso triunfo!”
Les Anarchistes russes
Paul Avrich
Tradução: Bernard Mocquot
Posfácio: Mikhail Tsovma
ISBN: 9791092457230
Editora: Nada
Número de páginas: 430
Dimensões: 13 x 20 cm
Preço: 22,00€
nada-editions.fr
agência de notícias anarquistas-ana
Gato faminto,
copo-de-leite no vaso.
Amor perfeito.
Marcos Ribeiro de Barros
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...
Tudo bla,bla,bla...porque não se faz um post comentado a degradação durante o bozo. 🤪🤪🤪🤦
Olá, me chamo Vitor Santos e sou tradutor. Posso traduzir do Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Catalão. Inversamente, somente do…