[França] Lançamento: “Os Anarquistas Russos”, de Paul Avrich

Vindos de todos os cantos do Império, os anarquistas – russos, judeus, ucranianos, poloneses e georgianos – estavam na linha de frente contra a autocracia czarista e depois contra o regime bolchevique. Teóricos e ativistas, idealistas ou pragmáticos, propagandistas, sindicalistas, pacifistas ou terroristas, pagaram caro, muitas vezes com a vida, por sua busca frenética por liberdade e justiça social.

Nesta obra de referência, Paul Avrich (1931-2006), historiador e professor do Queen’s College de Nova York, revela uma parte pouco conhecida da história russa, analisando o papel desempenhado pelo movimento anarquista desde seu surgimento na segunda metade do século. Século 19 até sua aniquilação no final da Revolução de Outubro.

Exterminados pelos comunistas, esquecidos pela historiografia tanto marxista quanto liberal, os anarquistas russos, graças a este livro, recuperam seu lugar de direito na história da luta dos oprimidos por sua emancipação.

Corajosamente e com orgulho subiremos no cadafalso, dando a vocês um olhar desafiador. Nossa morte, como uma chama ardente, incendiará corações. Morreremos vitoriosos. Então em frente! Nossa morte será nosso triunfo!”

Les Anarchistes russes

Paul Avrich

Tradução: Bernard Mocquot

Posfácio: Mikhail Tsovma

ISBN: 9791092457230

Editora: Nada

Número de páginas: 430

Dimensões: 13 x 20 cm

Preço: 22,00€

nada-editions.fr

agência de notícias anarquistas-ana

Gato faminto,
copo-de-leite no vaso.
Amor perfeito.

Marcos Ribeiro de Barros