[EUA] Jacinto Vive! Memórias de St. Louis

Esta semana nós descobrimos uma triste notícia. Jacinto Barrera Bassols, anarquista, historiador e amigo, havia falecido em julho de Covid-19 aos 65 anos. Passamos apenas alguns dias com este homem engraçado, inquisitivo e caloroso. Ele desafiou todos os nossos estereótipos de um historiador acadêmico, e deixou uma profunda impressão em nós.

Na caça aos vestígios persistentes de Ricardo Flores Magon e seus companheiros anarquistas mexicanos expatriados, Jacinto e seu companheiro fotógrafo, Heriberto Rodriguez, refizeram a rota em zigue-zague de Magon através dos EUA. Aqui em St. Louis, eles encontraram a bandeira preta e vermelha hasteada na Cherokee Street e entraram na vitrine da padaria Black Bear Bakery. Estávamos em 2008. O momento não poderia ter sido melhor. O coletivo da padaria era um grupo animado e o espaço e sua biblioteca haviam se tornado ponto de encontro da pequena, mas apaixonada coleção de anarquistas da cidade. Muito para o deleite de Jacinto, na parede acima da caixa de pastelaria, pendurado um grande quadro de Magon, braços estendidos – fogo e destruição de um lado, cooperação e utopia do outro.

Depois deste encontro casual, conversamos até tarde da noite, compartilhando as histórias esquecidas desta cidade… Jacinto, um historiador na trilha centenária deste homem fugido das autoridades mexicanas e traçando uma insurreição mexicana desta agitada metrópole da América Central, e alguns anarquistas tentando fomentar uma insurreição atual nos restos empobrecidos desta mesma metrópole. Ele perguntou sobre as possibilidades de tumultos urbanos caso Obama perdesse a eleição, e nós perguntamos onde Magon havia colocado sua cabeça para descansar todas as noites enquanto estava aqui. No dia seguinte, mostramos-lhe a cidade e o apresentamos aos amigos. Ele era um ser humano – despretensioso, amoroso e gracioso, diferente de qualquer historiador ou acadêmico que já tínhamos encontrado. Ele era um ser humano gentil e espirituoso, de 50 anos de idade, que se encontrava sem esforço com todos nós, inquietos de 20 e poucos anos. E com a criança de 4 anos de idade entre nós, ele tinha o brilho nos olhos de um tio e o brilho em seu rosto de alguém que valoriza a bela liberdade inquebrantável que as crianças exalam.

Ele nos visitou novamente em 2013, desta vez com sua maravilhosa assistente Veronica. A idade havia tido um impacto em seu corpo, mas seu humor e compromisso eram tão agradáveis e afiados como antes. Ele havia acabado de vir de Leavenworth, visitando a cela onde Magon havia dado seu último suspiro. Ele compartilhou histórias sobre as celebrações do Dia de Maio do início do século 20 e grupos de estudo anarquistas que ocorreram de forma notável no inferno na terra que era aquela prisão. Levamos ele e Veronica a uma festa em uma praça anarquista na zona norte da cidade, e mais tarde, em um restaurante próximo, ele nos tratou com jambalaya (algo que ele não conseguia encontrar no México). Ele se perguntou sobre a violência do cartel/estado no México, removendo sua capa, descrevendo-a muito simplesmente como uma guerra civil – com apenas a Cidade do México imune a sua crueldade.

Nós dirigimos ao redor do distrito de Gate, ele apontando o terreno abandonado onde outrora se encontrava a gráfica de “Regeneração” e a biblioteca pública com os jornais mexicanos que Magon andava todos os dias para se manter a par dos conflitos que se desenrolavam ao sul da fronteira. Ele nos mostrou o bairro (há muito destruído por uma rodovia) ao sul do centro da cidade onde viviam os imigrantes anarquistas espanhóis – entre os quais Magon e o resto dos anarquistas mexicanos que fundaram essa camaradagem. Ele explicou o estreito relacionamento entre os anarquistas mexicanos e o anarquista catalão, que também encontrou um lar nesta cidade.

Entre suas visitas, como crianças empolgadas, compartilhamos a história que descobrimos sobre o tempo de Magon aqui – mapas antigos, documentos da corte, endereços de antigas residências anarquistas, manuscritos obscuros de detetives privados pagos pelo estado mexicano para localizá-lo, desenhos de prédios antigos… Para nós, isso tornou nossa cidade viva com fantasmas, para ele, não temos certeza, mas era provável que fosse o clique satisfatório das peças do quebra-cabeça do trabalho de sua vida. Não temos certeza de qual era sua relação com os não acadêmicos em San Antonio, Los Angeles, Toronto e nos outros lugares onde Magon se encontrou, mas achamos que ele encontrou grande alegria e amor que – para nosso próprio bem, não um amor institucional – nós anarquistas de St. Louis nos sentimos comovidos que esses anarquistas cheios de sonhos tinham abençoado nossa cidade cem anos antes.

Mas não se tratava apenas de Magon. Conversamos sobre criar crianças, nossos problemas de saúde, comida Cajun, ska-punk mexicano, a beleza do oceano, a rebelião em Oaxaca e a fantasiosa e contestada história de se as cinzas de Trotsky alguma vez foram realmente roubadas por anarquistas, cozidas em biscoitos e enviadas pelo correio para pessoas ao redor do mundo.

“Mi casa es tu casa” – e não havia dúvida de que ele estava falando sério. Durante os 13 anos, dois grupos de amigos fizeram a viagem ao México, um para visitá-lo na Cidade do México, o outro para visitá-lo em seu pacífico lugar em Puerto Escondido. E quando um de nós teve um ferimento quase fatal e catastrófico durante os protestos em Ferguson, sem hesitação, ele novamente ofereceu sua casa em Oaxaca para que pudéssemos nos recuperar do trauma de tudo isso.

Durante nossa última correspondência, um de nós se arrependeu de não ter escrito “Magon vive!” nas paredes de Ferguson durante os protestos. Ambos entendemos os fios da história, muitas vezes díspares e curtos, que tecem, em retalhos, até o presente. O sangue que pulsa através de nós é principalmente nosso, sim, mas seríamos negligentes em não apreciar, maravilhar-nos e transmitir os pequenos pedaços que vêm de nossas histórias vividas e aprendidas – os pedaços que revigoram nossos corações e bombeiam esse sangue através de nós fazendo-nos acreditar que utopias, que “sueños de libertad”, são realizáveis. A história do adorável Jacinto, como a de Magon, agora se move para sempre através de nós.

Alguns tristes anarquistas em St. Louis, setembro de 2021.

Para saber mais sobre a vida e o trabalho de Jacinto:

O trabalho de sua vida sobre Magon – fotos, um mapa de seu percurso, todas as questões de Regeneração, uma compilação das obras completas de Ricardo Flores Magon, e muito mais:

http://archivomagon.net/

Memórias de sua sobrinha:

https://mobile.twitter.com/Jaztronomia/status/1417848764488896517

Memórias de seu primo:

https://www.jornada.com.mx/notas/2021/07/23/opinion/el-correo-ilustrado-…

Documentário sobre o anarquismo na Cidade do México, “Hay un lugar, Anarquistas de la Ciudad de México”, com entrevistas com Jacinto:

https://m.youtube.com/watch?v=xFswWQsaIM4

Fonte: https://www.katesharpleylibrary.net/c2fsjs

Tradução > solan4s

agência de notícias anarquistas-ana

língua pendente
cachorro com sede
sol ardente

Carlos Seabra