
Um manuscrito inédito de Luigi Fabbri – publicado hoje pela primeira vez depois de mais de cem anos – nos dá uma introdução apaixonada e emocionante às ideias e à vida do anarquista Pyotr Kropotkin, por ocasião do centenário de sua morte.
O texto, editado por Selva Varengo, é acompanhado por uma introdução de Massimo Ortalli.
“A concepção anarquista de Kropotkin é apenas a conclusão, a soma do progresso do espírito humano e da atividade individual e social em todos os campos, mesmo nos mais aparentemente opostos. A história e sua filosofia, as ciências naturais e biológicas, a criminologia, a moralidade, todos os terrenos sobre os quais o intelecto humano se exerceu não lhe são estranhos. Não só não são estranhos para ele […] como não são estes vários ramos do conhecimento humano, ao seu anarquismo. Pelo contrário, eles formam um todo inseparável“.
Luigi Fabbri (Fabriano 1877 – Montevidéu 1935), mestre de escola, foi uma das figuras mais importantes do anarquismo italiano e internacional.
KROPOTKIN
Luigi Fabbri
pp. 128 EUR 10,00
ISBN 978-88-95950-71-6
www.zeroincondotta.org
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
confira
tudo que respira
conspira
Paulo Leminski
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!