O Lançamento de Unidas nos lancemos na luta: o legado anarquista de Maria A. Soares está chegando, ele será lançado nesta quinta-feira, dia 04 de novembro, às 19h no Canal da Tenda de Livros do Youtube e faz parte das atividades da Feira Miolos. Você já pode ativar o sininho e o lembrete aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=R330F37TrHg
Na atividade celebraremos este projeto, com o livro em mãos, contando com a participação de 8 debatedoras sob a mediação da editora Aline Ludmila. A publicação será o pano de fundo que irá permear a troca de experiências entre as autoras – Ananita Rebouças, Beatriz Silverio, Dandara Luigi, Nabylla Fiori – e as leitoras – Angela Roberti, Bruna Novais, Larissa Tokunaga e Thalita Dantes. Também teremos uma participação especialíssima ao final do encontro, só quem for saberá.
Vamos falar dos atos de pesquisar, de editar, de escrever; do espaço da casa e da rua como lugares de resistência; e também do legado de Maria Antônia Soares e da sua irmã Angelina.
O livro Unidas nos lancemos na luta: o legado anarquista de Maria A. Soares tem 224 páginas e resgata 48 textos publicados em jornais ou endereçados por cartas. Os textos apresentam assinaturas diferentes: Maria A. Soares, Maria Antônia Soares, Maria A. Suárez, Angelina Soares, e as de elaboração coletiva representadas pelo Centro Feminino Jovens Idealistas ou o Centro Feminino de Educação, os quais elucidam a atuação das mulheres no anarquismo naquele período.
É importante ressaltar que os textos assinados por Maria A. Soares compõem uma parte significativa do livro e, conforme aponta a pesquisa biográfica apresentada pelas autoras, foram escritos por Maria Antônia Soares.
O que nós, hoje, podemos aprender com o legado dessas mulheres?
Com base nessa questão, o livro foi pensado e construído por mulheres anarcofeministas e envolveu um processo complexo de feitura em que houve reflexão e discussão coletiva em cada etapa (pesquisa, produção, edição e tradução). Um livro não é de um autor, ele é um trabalho coletivo. O livro é de quem trabalha nele. Cada uma que contribuiu nesse processo – da pesquisa à revisão – figuram como autoras deste livro.
Fazendo jus à missão evocada por Maria A. Soares, o livro traz um convite: fazer com que as suas palavras alcem voos e ecoem e que, por meio de um gesto não resignado de leitura, nos lancemos na luta.
>> Live de lançamento do livro Unidas nos lancemos na luta:
Data: 04 de novembro, quinta-feira
Horário: 19h às 20h30
Mediação: Aline Ludmila
Participantes: Ananita Rebouças, Angela Roberti, Beatriz Silverio, Bruna Novais, Dandara Luigi, Larissa Tokunaga, Nabylla Fiori e Thalita Dantes.
Roteiro: Fernanda Grigolin
Streaming: Lilian da Silveira
A atividade é parte da Feira Miolos
Tenda de Livros: contato@tendadelivros.org
agência de notícias anarquistas-ana
primavera
até a cadeira
olha pela janela
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!