
Esta tarde, terça-feira 19 de outubro de 2021, cerca de quarenta trabalhadores assistentes de estudantes com deficiência (AESH) marcharam para denunciar a precariedade de suas condições de trabalho e emprego. Com taxas de mobilização sem precedentes em alguns estabelecimentos (80% da AESH em greve em alguns estabelecimentos como a escola secundária Saint-Bonnet ou a escola Gare em Gap), esta nova mobilização nacional (a 3ª desde o início do ano) mostra a crescente exasperação do pessoal contra a precariedade imposta pela Educação Nacional.
Comunicado de imprensa da Sud éducation 05 Por trás de uma bandeira “AESH precária, alunos negligenciados”, esses funcionários procuram mais do que nunca alertar a administração e a população sobre as condições deterioradas de seu trabalho com alunos com deficiência, particularmente desde a generalização do PIAL (Pôles inclusifs d’Accompagnement Localisés). Esta nova organização leva a um agrupamento de recursos e uma maior flexibilidade para a AESH (mais alunos para seguir durante o mesmo número de horas, vários lugares de atividade, sem custos de viagem, mudanças no horário durante o ano letivo de acordo com as necessidades) e, devido à falta de recursos alocados, menos ajuda para os alunos.
Este pessoal precário merece um status real, treinamento, reconhecimento de seu investimento diário nos estudantes, o que implica um aumento salarial imediato, proporcional ao seu papel essencial na educação de todos os estudantes. Atualmente, o trabalho em tempo parcial imposto pela administração (em média 24 horas por semana, 60% de um trabalho em tempo integral) mantém toda a AESH abaixo da linha de pobreza com salários que não excedem 800 euros por mês!
O forte desprezo da administração por esse pessoal precário se reflete em taxas de greve de até 80% em alguns estabelecimentos do departamento. Esse desprezo levou a administração a não receber essas pessoas, algumas das quais haviam viajado dos lugares mais distantes do departamento, no próprio dia da mobilização!
Se a Sra. Albaric-Delpech, IA-DASEN dos Hautes-Alpes, honra a nomeação da audiência que ela mesma adiou para a quinta-feira, 21 de outubro, a AESH espera que suas exigências sejam finalmente ouvidas.
A SUD Educação 05 permanece mais do que nunca ao lado da AESH para obter um status real e um salário real!
SUD Educação 05
Bourse du Travail
3 rue D. Martin
05000 Gap
07-63-99-39-25
contact@sudeduc05.org
Fonte: https://valleesenlutte.org/spip.php?article222
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Um aguaceiro —
Os pardais da aldeia
Se agarram ao capim.
Buson
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!