Esta tarde, terça-feira 19 de outubro de 2021, cerca de quarenta trabalhadores assistentes de estudantes com deficiência (AESH) marcharam para denunciar a precariedade de suas condições de trabalho e emprego. Com taxas de mobilização sem precedentes em alguns estabelecimentos (80% da AESH em greve em alguns estabelecimentos como a escola secundária Saint-Bonnet ou a escola Gare em Gap), esta nova mobilização nacional (a 3ª desde o início do ano) mostra a crescente exasperação do pessoal contra a precariedade imposta pela Educação Nacional.
Comunicado de imprensa da Sud éducation 05 Por trás de uma bandeira “AESH precária, alunos negligenciados”, esses funcionários procuram mais do que nunca alertar a administração e a população sobre as condições deterioradas de seu trabalho com alunos com deficiência, particularmente desde a generalização do PIAL (Pôles inclusifs d’Accompagnement Localisés). Esta nova organização leva a um agrupamento de recursos e uma maior flexibilidade para a AESH (mais alunos para seguir durante o mesmo número de horas, vários lugares de atividade, sem custos de viagem, mudanças no horário durante o ano letivo de acordo com as necessidades) e, devido à falta de recursos alocados, menos ajuda para os alunos.
Este pessoal precário merece um status real, treinamento, reconhecimento de seu investimento diário nos estudantes, o que implica um aumento salarial imediato, proporcional ao seu papel essencial na educação de todos os estudantes. Atualmente, o trabalho em tempo parcial imposto pela administração (em média 24 horas por semana, 60% de um trabalho em tempo integral) mantém toda a AESH abaixo da linha de pobreza com salários que não excedem 800 euros por mês!
O forte desprezo da administração por esse pessoal precário se reflete em taxas de greve de até 80% em alguns estabelecimentos do departamento. Esse desprezo levou a administração a não receber essas pessoas, algumas das quais haviam viajado dos lugares mais distantes do departamento, no próprio dia da mobilização!
Se a Sra. Albaric-Delpech, IA-DASEN dos Hautes-Alpes, honra a nomeação da audiência que ela mesma adiou para a quinta-feira, 21 de outubro, a AESH espera que suas exigências sejam finalmente ouvidas.
A SUD Educação 05 permanece mais do que nunca ao lado da AESH para obter um status real e um salário real!
SUD Educação 05
Bourse du Travail
3 rue D. Martin
05000 Gap
07-63-99-39-25
contact@sudeduc05.org
Fonte: https://valleesenlutte.org/spip.php?article222
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Um aguaceiro —
Os pardais da aldeia
Se agarram ao capim.
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!