[França] Mobilização bem sucedida nos Hautes-Alpes da AESH contra a precariedade

Esta tarde, terça-feira 19 de outubro de 2021, cerca de quarenta trabalhadores assistentes de estudantes com deficiência (AESH) marcharam para denunciar a precariedade de suas condições de trabalho e emprego. Com taxas de mobilização sem precedentes em alguns estabelecimentos (80% da AESH em greve em alguns estabelecimentos como a escola secundária Saint-Bonnet ou a escola Gare em Gap), esta nova mobilização nacional (a 3ª desde o início do ano) mostra a crescente exasperação do pessoal contra a precariedade imposta pela Educação Nacional.

Comunicado de imprensa da Sud éducation 05 Por trás de uma bandeira “AESH precária, alunos negligenciados”, esses funcionários procuram mais do que nunca alertar a administração e a população sobre as condições deterioradas de seu trabalho com alunos com deficiência, particularmente desde a generalização do PIAL (Pôles inclusifs d’Accompagnement Localisés). Esta nova organização leva a um agrupamento de recursos e uma maior flexibilidade para a AESH (mais alunos para seguir durante o mesmo número de horas, vários lugares de atividade, sem custos de viagem, mudanças no horário durante o ano letivo de acordo com as necessidades) e, devido à falta de recursos alocados, menos ajuda para os alunos.

Este pessoal precário merece um status real, treinamento, reconhecimento de seu investimento diário nos estudantes, o que implica um aumento salarial imediato, proporcional ao seu papel essencial na educação de todos os estudantes. Atualmente, o trabalho em tempo parcial imposto pela administração (em média 24 horas por semana, 60% de um trabalho em tempo integral) mantém toda a AESH abaixo da linha de pobreza com salários que não excedem 800 euros por mês!

O forte desprezo da administração por esse pessoal precário se reflete em taxas de greve de até 80% em alguns estabelecimentos do departamento. Esse desprezo levou a administração a não receber essas pessoas, algumas das quais haviam viajado dos lugares mais distantes do departamento, no próprio dia da mobilização!

Se a Sra. Albaric-Delpech, IA-DASEN dos Hautes-Alpes, honra a nomeação da audiência que ela mesma adiou para a quinta-feira, 21 de outubro, a AESH espera que suas exigências sejam finalmente ouvidas.

A SUD Educação 05 permanece mais do que nunca ao lado da AESH para obter um status real e um salário real!

SUD Educação 05

Bourse du Travail

3 rue D. Martin

05000 Gap

07-63-99-39-25

contact@sudeduc05.org

Fonte: https://valleesenlutte.org/spip.php?article222

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Um aguaceiro —
Os pardais da aldeia
Se agarram ao capim.

Buson