Um grande protesto na região central de Atenas marcou o 13° aniversário do assassinato do jovem anarquista Alexis Grigoropoulos, morto por um policial. A passeata desta segunda-feira (06/12) percorreu várias avenidas do centro de Atenas. Os manifestantes carregavam faixas e gritavam palavras de ordem.
À noite, confrontos entre policiais e manifestantes ocorreram no bairro de Exarchia, onde Grigoropoulos foi morto a tiros. Anarquistas atiraram pedras e bombas caseiras e a polícia usou gás lacrimogêneo para tentar dispersá-los.
Em outras partes do país, como em Tessalônica, Patras, Volos, Heraklion, na ilha de Creta, também ocorreram manifestações.
A morte do estudante anarquista Grigoropoulos, de 15 anos, no dia 6 de dezembro de 2008 por disparos de um policial, suscitou uma revolta de imensas proporções, que se prolongou durante várias semanas e se estendeu por todo o país.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre verde imenso
um ponto saltitante
pássaro cantante
Winston
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…