[Itália] 8 de dezembro de 2021. Um dia de festa e luta.

Em 8 de dezembro deste ano, a neve caiu fortemente, mas não parou um movimento que foi capaz de cerrar os dentes e continuar por décadas. Éramos muitos na procissão que depois de atravessar o centro da vila rumamos para a guarnição dos Borgones, que o alcaide quer destruir, construindo uma estrada inútil com o dinheiro das indenizações recebidas pelo Tav [trem de alta velocidade].

A guarnição Bourgogne nasceu na primavera de 2005. Todos nos lembramos daquele dia, porque foi o primeiro teste de um movimento que ainda não tinha consciência de sua própria força, de sua capacidade de passar do relatório a uma ação direta.

Eles tiveram que fazer um levantamento preliminar da obra, mas apesar do deslocamento massivo de forças, havia muita gente naquela área, a maioria deles habitantes do país que permaneceram a guarnecer sem parar por dias e noites. A polícia nunca voltou, mas a guarnição continua lá para testemunhar, com as suas quatro paredes de madeira, uma luta popular que conseguiu envolver países inteiros indo muito além das melhores expectativas.

A procissão então passou do centro de San Didero e terminou na guarnição de Baraccone.

Aqui tudo começou com bolas de Natal e festões nas cercas, e então continuou com ganchos e cordas para puxar metros e metros de arame farpado, enquanto bolas de neve congeladas voavam por cima da cerca. Um verdadeiro cerco ao canteiro de obras/forte militarizado de San Didero.

A polícia disparou canhões de água contra grupos do No Tav, que de todos os lados, protegidos por barreiras de plástico instáveis, avançavam em ondas quase contínuas.

Começou então a habitual barragem de gás lacrimogêneo, também disparado na praça, onde se distribuía vinho quente e castanhas torradas. Muitos gases lacrimogêneos foram devolvidos ao remetente, outros se afogaram na neve. Um 8 de dezembro de festa e luta.

Na memória das pessoas que lutam contra o Tav, dezembro de 2005 é um marco. Entre Novembro e Dezembro ocorreu uma epopeia de luta que atingiu o coração de muitos. Um movimento popular decidiu resistir à imposição violenta de uma obra inútil e devastadora e, apesar de ter quase todos contra, conseguiu sitiar as tropas de ocupação construindo a República Livre de Venaus. Após o despejo violento, o movimento assumiu um claro caráter insurrecional por alguns dias: todo o Val Susa se barricou contra o invasor. O dia 8 de dezembro foi um feriado. A manifestação, após uma breve escaramuça no cruzamento onde a polícia esperava os manifestantes, transformou-se numa marcha que, depois de subir a montanha, desceu em direção à zona ocupada enquanto a neve caía ligeiramente. Os caminhos em declive estavam encharcados de gelo e lama, mas ninguém parou. As redes caíram e as tropas foram convocadas.

Em 2011 – após o rigoroso inverno dos treinos – eles voltaram, muito mais agressivos do que em 2005.

O estado não pode se dar ao luxo de perder duas vezes no mesmo lugar.

O aparato repressivo feito de gás, cercas de cerveja, cassetetes e tortura se desdobrou com toda sua força. O judiciário entrou em campo com a perna esticada. Existem inúmeros julgamentos e condenações envolvendo milhares de ativistas do No Tav.

O governo e o judiciário não lidaram com a resistência do No Tav.

Este ano, após a evacuação da guarnição da garagem de San Didero, eles montaram um gigantesco aparato policial para transformar a área em um forte militarizado, cercado por arame farpado e fortemente iluminado por faróis gigantescos. Lá dentro, como em Chiomonte, soldados, carabinieri, polícia.

Várias aldeias do vale foram declaradas áreas de interesse estratégico, zonas vermelhas, onde o prefeito tem o direito de proibir a passagem à vontade.

Mas não é só uma questão de trens. Na fronteira, aberta para quem tem dinheiro, mas fechada para quem viaja, há quem luta contra as linhas do mapa que os homens armados transformam em barreiras difíceis de transpor. Alguém morreu na neve, outro foi deportado, mas as coisas teriam sido piores se não fosse por alguém que atrapalhou.

Pessoas como Emilio, que agora está trancado em uma prisão a centenas de quilômetros de seu vale, mas que muitos trouxeram consigo em sua marcha sob a neve.

O que aconteceu naquele outono de 2005 em Val Susa foi a força vital para os movimentos espalhados pela península.

O cancelamento de um projeto que já havia entrado na fase executiva mostrou que vencer é possível, que o que aconteceu naquele canto da montanha pode se repetir em qualquer lugar.

Não somente. A poderosa onda de solidariedade que varreu o No Tav surgiu da indignação. Uma indignação profunda, que atravessou a península e passou os Alpes, porque muitos pensaram que a medida estava cheia, que o que se passava no Val Susa dizia respeito a todos.

Hoje vivemos tempos difíceis, muito difíceis. Tempos marcados pela violência do Estado contra os movimentos de luta, os imigrantes e os pobres.

Muitas vezes, a grande fábula da democracia derreteu como neve ao sol. Sempre que a liberdade, a solidariedade, a igualdade são compreendidas e praticadas na sua alteridade radical e constitutiva com uma ordem social baseada na dominação, na desigualdade, na exploração, na mais feroz competição, a democracia mostra a sua verdadeira face.

A verdadeira democracia admite a dissidência, desde que seja uma opinião ineficaz, um mero exercício de eloquência, um simples jogo de palavras. Se a dissidência se torna ativa, se a ação direta é tomada, se corre o risco de explodir as regras de um jogo feroz, a democracia torna-se um discurso de poder que nega legitimidade a todas as outras palavras. A cada pedido, você quebra o atual.

O movimento No Tav, nas barricadas e nos caminhos da luta, tem lutado e lutado na consciência de que nossas vidas e nossa liberdade contam mais do que os lucros de quem enriquece, explorando, devastando e saqueando um planeta inteiro. O movimento No Tav nos mandantes e nas repúblicas livres colocou a solidariedade, o cuidado mútuo, a consciência de que um outro mundo começa a crescer dia a dia entre aqueles que optam por atrapalhar, não desviar o olhar, de quem sabe chegar indignado e agir.

Passada a enésima ilusão eleitoral, os No Tav têm consciência de que o jogo, hoje como em 2005, está de volta às mãos de um movimento popular que nunca desistiu.

É importante que a memória não vacile: os No Tav têm apoiado a prática da ação direta contra o canteiro de obras e as empresas colaboracionistas, os bloqueios de estradas e ferrovias, a greve geral, as grandes marchas e sabotagens.

Parar o Tav, obrigar o governo a retomar uma decisão nunca partilhada pela população local é a razão de ser do movimento No Tav.

8 de dezembro de 2005 foi o culminar da revolta contra o TAV. Mas, mesmo então, havia muito mais em jogo: a liberdade e a dignidade daqueles que não toleravam a imposição com a força de uma escolha não compartilhada.

Ninguém planejou, mas aconteceu. Fomos os primeiros a ficar maravilhados. As barricadas, os troncos no meio da estrada, os bloqueios de estradas foram a resposta à ocupação militar.

O vale tornou-se ingovernável.

O Vale deve voltar a ser ingovernável.

Longos anos de ação direta, confronto horizontal, construção de caminhos compartilhados de tomada de decisão têm sido um campo de treinamento extraordinário para a liberdade. Todos nós carregamos Venaus e Madalena em nossos corações, na memória viva de nosso movimento. Repúblicas livres, verdadeiras comunas libertárias, onde a hierarquia foi quebrada, trazendo à vida um outro tempo.

O futuro não está delegado: hoje, como então, só a ação direta, sem retrocessos, pode criar as condições para mais uma vez deter a corrida louca de quem coloca o lucro antes da vida e da liberdade de todos.

Federação Anarquista de Torino

Para ver uma galeria de imagens acesse www.anarresinfo.org

Fonte: https://umanitanova.org/8-dicembre-2021-un-giorno-di-festa-e-di-lotta/

Tradução > GTR@Leibowitz__

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/06/17/italia-marcha-nao-ao-tav-rumo-a-um-estado-de-luta/

agência de notícias anarquistas-ana

escreve
a tinta se esvai
o mar se expande

Seferis