[EUA] Noelle Hanrahan relata sobre sua visita recente a Mumia Abu-Jamal

Vocês sabiam que Mumia Abu-Jamal adora os gatos?

No sábado passado ele disse: “Eu adoro os gatos”.

“África” tinha uma pequena estrela branca bem no meio de seu peito. Se aproximava de Mumia depois de seus longos turnos na rádio, lhe acariciava a perna, e corria brincando dentro da casa que Wadiya e Mumia compartilhavam com a pequena bola de pelos.

Quer vocês peguem as estradas secundárias da Rota 54 ou Rota 309 no estado da Pensilvânia ou a autopista interestadual, a viagem à prisão Mahanoy é longa: dura 40 anos.

As retas e curvas para Mumia incluíram paradas na prisão Holmesburg na Filadélfia, no corredor da morte em Huntingdon, uns longos anos de isolamento na supermax [prisão de segurança máxima] de Greene perto da fronteira com o estado de Ohio, e o lugar onde agora cumpre sua dura sentença de “prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional” na prisão Mahanoy em Frackville, Pensilvânia.

Quando me aproximei da sala de visitas em Mahanoy, um guarda me ordenou que me sentasse. O cachorro que buscava drogas deu voltas ao meu redor, cheirando as migas (petisco geralmente feito de pão) em meu bolso esquerdo. Tive-as aí desde meu passeio matutino para treinar meu cão pastor chamado Charcoal, que se parece com o cão de Frank Serpico. Hoje o cão que busca drogas na prisão era um golden retriever. Faz várias semanas era um pastor alemão que grunhia, mostrando uns dentes ferozes.

Quando falei com Mumia sobre os cães, ele disse, “Todo mundo nos Estados Unidos gosta muito dos cães. Até John Africa tinha muitos cães. Que posso dizer? Eu adoro os gatos”.

Eu visitei Mumia pela primeira vez em julho de 1992 na prisão estatal Huntingdon. Agora o visito em Mahanoy como advogada. Durante a longa viagem de ida e volta penso nos 40 longos anos desde que Mumia esteve em casa, desde que abraçou alguém. Os dias quando ele amava a uma bolinha de pelos são só uma memória.

Mumia passou quatro décadas na prisão, cuidando de sua família de longe, escrevendo desde o amanhecer até o anoitecer, sendo um advogado e amigo daqueles que necessitam de sua ajuda.

Sei que estamos em vésperas de abolição. Hoje em dia, Mumia está no caminho para a liberdade. Sei que chegará em casa. O amor, não o medo, “Love Not Phear”, vai triunfar.

Noelle Hanrahan

Segunda-feira, 7 de março de 2022.

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Estivesse meu pai aqui,
Contemplaríamos a aurora
Sobre os campos verdes.

Issa