
O anarquismo, enquanto corpo de ideias e corrente política, tem contribuído para reflexões e ações no último século e meio. Há décadas, tem sido também objeto de pesquisa internacionalmente, dentro e fora da academia, em diversas áreas do conhecimento, produzindo-se uma importante expansão assim como renovação metodológica do campo de estudos. Hoje podemos visibilizar esse processo na recuperação de arquivos e disponibilização de documentos, elaboração de produções acadêmicas e não acadêmicas, organização de projetos editoriais e publicação de textos, além de outro meios.
Fruto desses esforços convergentes, nos últimos anos, São Paulo e Buenos Aires têm sido sede de importantes encontros que reúnem pesquisadorxs de vários países. Na capital paulista, aconteceram três colóquios internacionais, organizados pela Biblioteca Terra Livre, como “Élisée Reclus e a Geografia do Novo Mundo” (Departamento de Geografia – Universidade de São Paulo, 2011), “Colóquio de Educação Libertária: 100 anos da Escola Moderna” (Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo, 2012) e “Piotr Kropotkin: Ativismo e Pesquisa” (Departamento de Geografia – Universidade de São Paulo, 2021), entre outros. Em Buenos Aires, destacamos os “Encuentros de Investigadores/as sobre Anarquismo”, que ocorreram entre 2007 e 2015 promovidos pelo Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CeDInCI/UNSAM). Essa instância foi decisiva para a organização, em 2016 do I Congreso Internacional de Investigadorxs sobre Anarquismo, ocorrido na capital argentina e sua segunda edição no ano de 2019 em Montevidéu impulsionado por docentes e pesquisadores da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad de la República del Uruguay com apoio do CeDInCI.
Agora, três anos depois, a Biblioteca Terra Livre e o CeDInCI anunciam a edição do III Congresso Internacional de Pesquisa sobre Anarquismo, a ser realizado nos dias 8, 9, 10 e 11 novembro de 2022 na cidade de São Paulo, Brasil.
Assim como nas edições anteriores, o Congresso pretende ser um espaço de diálogo e intercâmbio plural entre pesquisadores inseridos em diferentes espaços e países. Para isso, os interessados em participar podem propor apresentações de trabalhos relacionados de forma ampla com a temática. Neste sentido, como o anarquismo é um objeto de pesquisa multidisciplinar, serão aceitas as propostas originadas em diferentes áreas do conhecimento, como História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação, Teoria Literária, etc.
>> Mais infos: 3congressoanarquista.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
Leve brisa
aranha na bananeira
costura uma folha.
Rodrigo de Almeida Siqueira
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!