[Espanha] A CNT condena categoricamente a decisão do governo de legitimar a invasão do Estado marroquino no Saara Ocidental

O sindicato CNT expressa sua mais firme condenação da decisão do governo de Pedro Sánchez de legitimar a invasão do Estado marroquino do Saara Ocidental e as graves violações dos direitos humanos no Saara ocupado por uma ditadura, como a do rei do Marrocos.

Consideramos que as declarações do governo e do PSOE, apoiando a tese de Mohamed VI, renunciando ao direito à autodeterminação do povo saharaui, não só são contrárias ao direito internacional, mas são vergonhosas, ultrajantes e profundamente imorais. Com esta postura, Pedro Sánchez torna-se cúmplice das políticas de uma ditadura brutal e corresponsável pelas consequências da guerra no Saara. Uma guerra que não só causa mortes, mas condições infames para a população, juntamente com a repressão, prisão e tortura de vozes dissidentes.

Devemos lembrar que a Espanha ainda é “de jure” o poder administrativo do Saara Ocidental e viola o direito internacional ao não o descolonizar. Por outro lado, é um insulto à inteligência usar critérios diferentes com relação aos direitos humanos, dependendo se o governo de um país é ou não um aliado dos Estados Unidos. Se todos concordamos que Putin é um déspota e que a invasão da Ucrânia é um ato criminoso, a invasão do Saara não é menos do que isso. Nem Mohamed VI é menos ditador do que qualquer outro, só porque é um aliado da OTAN. Enviamos uma mensagem de encorajamento a toda a população saharaui nos acampamentos, nos territórios ocupados e na diáspora. Reiteramos nosso apoio a todos os refugiados, sem distinção.

Também enviamos nossa mensagem de encorajamento aos nossos camaradas que sofrem nas prisões marroquinas (saharauis, rifenhos, presos políticos…) e exigimos sua libertação imediata, assim como a retirada das tropas de ocupação e o cumprimento da lei internacional pelo governo da Espanha, descolonizando o Sahara Ocidental de uma vez por todas. O povo saharaui tem e sempre terá nosso total apoio.

Abaixo as invasões e os muros imperialistas!

Descolonização já! Saara livre!

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/cnt-condena-rotundamente-la-decision-del-gobierno-que-legitima-la-invasion-del-sahara-occidental-por-parte-del-estado-marroqui/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Oh cruel vendaval!
Um bando de pequenos pardais
agarra-se à relva.

Buson